24/04/2023

Novas imagens revelam que golpistas tentaram roubar caixa eletrônico do Palácio do Planalto



BRASÍLIA, DF - Imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planato mostram que, durante os atos de 8 de janeiro, manifestantes tentaram arrombar um caixa eletrônico enquanto invadiam os prédios públicos. 

Na filmagem, um homem está no terceiro andar do palácio quando tenta forçar as saídas de dinheiro do caixa. Após cerca de um minuto de tentativas, um outro manifestante golpista se junta à ele, mas ambos desistem da empreitada logo em seguida. 

O caixa eletrônico em questão fica no mesmo ambiente onde estava um relógio raro, fabricado pelo relojoeiro francês Balthazar Martinot e entregue como presente a Dom João VI em 1808 pela corte do rei Luís XIV, da França. A peça histórica foi destruída em 8 de janeiro pelo mineiro Antônio Claudio Alves Ferreira, de 30 anos. O morador de Uberlândia foi identificado pela Polícia Federal ainda em janeiro. 

Na noite de sábado (22/4), o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) divulgou a íntegra das gravações do circuito interno do Palácio do Planalto durante os atos golpistas. As mais de 900 horas de filmagem estão disponíveis em um link no portal do gabinete. 

A liberação do material aconteceu após determinação do ministro Alexandre de Moraes, relator das investigações sobre o 8 de janeiro no Supremo Tribunal Federal (STF). Durante a semana, imagens exclusivas do circuito interno provocaram a queda do então ministro-chefe do GSI, general Gonçalves Dias, que aparece nas gravações dentro do palácio no dia dos atos antidemocráticos.

EM, com foto: Circuito Interno do Palácio do Planalto

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter