29/05/2023
Prefeitura inscreve para 100 vagas do ‘Eu Posso’ nesta terça, com créditos de até R$ 15 mil em JP
JOÃO PSSOA, PB - A Prefeitura de João Pessoa começa a inscrever
nesta terça-feira (30), para o Edital 007/2023, do programa de microcrédito
social ‘Eu Posso’. Serão oferecidas 100 vagas, no total. Para pessoa jurídica,
o valor concedido aos empreendedores pode chegar a R$ 15 mil, e para pessoa
física, a R$ 8 mil. As inscrições são exclusivamente presenciais e acontecem a
partir das 9h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
(Sedest) do Município, localizada na Rua Diogo Velho, 150, no Centro. O ‘Eu Posso’ é promovido pela Prefeitura da Capital, por
meio da Sedest. Ele é voltado para empreendedores formais e informais, maiores
de 18 anos ou legalmente emancipados, residentes e domiciliados na Capital
paraibana; e pessoas jurídicas (MEI e ME), sediadas no Município de João
Pessoa, com cadastro ativo junto à Receita Federal. No presente edital, não há
distinção de quantidade de vagas para pessoa física ou jurídica. O programa é constituído por oito etapas obrigatórias:
inscrição; capacitação; plano de negócio; visita técnica; análise de crédito;
entrega do certificado do programa (CEM); concessão do crédito; e pós-crédito.
Os valores liberados vão variar mediante análise financeira, score de crédito e
aprovação em todas as etapas previstas no processo. “Mais uma vez, estamos levando oportunidade tanto para quem
já empreende quanto para quem está buscando iniciar um novo negócio. Muito mais
do que fazer repasse de recursos, o ‘Eu Posso’ visa fomentar o
empreendedorismo, orientando, capacitando e acompanhando de perto tantos
empreendedores, para que sejam protagonistas de histórias de sucesso”, destacou
a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Vaulene Rodrigues. Presencial Como no último edital, lançado em abril passado, as
inscrições acontecem exclusivamente de forma presencial, seguindo ordem de
chegada. Para isso, serão distribuídas fichas. Os interessados podem se
inscrever até as 15h do próximo dia 2 de junho ou até preencherem todas as
vagas. Já a etapa de capacitação terá três cursos, também presenciais:
Desenvolvimento Pessoal, com 1h de duração; Gestão Empreendedora, com 2h; e
Finanças Pessoais, com mais 1h. O local e a data das aulas serão informados no
ato da inscrição. Condições Os valores a serem liberados irão variar mediante análise
financeira, score de crédito e aprovação das etapas previstas. A taxa de juros
do programa é de 0,9% ao mês. O pagamento poderá ser dividido em até 24
parcelas mensais fixas, com carência de até três meses, quando houver
investimento em capital fixo ou misto. Para investimento apenas em capital de
giro, o pagamento será de até 12 parcelas e sem carência. Documentação Os interessados em concorrer como pessoa física precisam
apresentar, na inscrição: documento de identidade com foto (RG, CNH ou carteira
profissional); Comprovante de Situação Cadastral no CPF; comprovante de
residência em nome do empreendedor, dos pais ou do cônjuge, como fatura (com
nome completo, endereço, CEP e data de vencimento) de água, energia, telefone,
internet ou fatura de cartão de crédito de até 90 (noventa) dias, contrato de
aluguel (com firma reconhecida do locador e locatário) ou declaração de
residência (disponibilizada através do site do ‘Eu Posso’ para download) datada
e assinada; certidão negativa municipal; comprovante de conta bancária cuja
titularidade seja do empreendedor e que contenham informações sobre banco,
agência, número da conta e nome do titular; e Certidão Negativa de cadastro nos
órgãos de proteção ao crédito. Já para pessoa jurídica, é necessário levar: documentos
pessoais dos sócios pessoa física (no caso de ME) ou do titular (no caso de
MEI): certidão negativa municipal Pessoa Jurídica; cartão CNPJ ou Certificado
de MEI; comprovante de endereço comercial Pessoa Jurídica; certidão negativa
estadual Pessoa Jurídica; certidão negativa federal Pessoa Jurídica;
certificado de regularidade do FGTS Pessoa Jurídica; comprovante de conta
bancária Pessoa Jurídica que contenha informações sobre banco, agência, número
da conta e nome do titular: e Certidão Negativa de cadastro nos órgãos de
proteção ao crédito.
Todos as informações sobre o edital estão disponíveis no
site do programa (CLIQUE AQUI). Os interessados também podem tirar dúvidas
pelo WhatsApp do programa, no número (83) 98178-6475 – Alysson Bernardo/Andrea
Alves. Secom-JP, com fotos: Divulgação/Secom-JP
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