09/06/2023

Após cirurgia, papa Francisco tem pós-operatório tranquilo e está bem, diz Vaticano



VATICANO - O papa Francisco estava bem na manhã desta quinta-feira (8), depois de passar sua primeira noite no hospital após uma cirurgia abdominal, informou o Vaticano. 

"A noite correu bem", disse o Vaticano em um breve comunicado, que acrescentou que o pontíficie teve uma noite tranquila. 

Francisco, de 86 anos, passou por uma operação de três horas em um hospital de Roma na quarta-feira (7), para reparar uma hérnia. Segundo os médicos, o procedimento foi bem-sucedido. 

O médico Sergio Alfieri, cirurgião-chefe que operou o papa no hospital Gemelli, em Roma, disse que Francisco reagiu bem à anestesia geral e que espera que o pontífice fique no hospital por cerca de 5 a 7 dias. 

Francisco tem duas viagens planejadas para este verão: a Portugal, de 2 a 6 de agosto, para participar da Jornada Mundial da Juventude e visitar ao Santuário de Fátima, e à Mongólia, de 31 de agosto a 3 de setembro. 

Alfieri disse que não vê nenhuma razão médica para que o papa tenha que mudar sua programação se a recuperação for bem, como o cirurgião espera. 

O Vaticano disse que todas as audiências do papa foram canceladas até 18 de junho como medida de precaução. 

Os médicos disseram que a operação foi necessária para reparar uma laparocele, uma hérnia que às vezes se forma sobre cicatrizes geralmente resultantes de cirurgias anteriores. É mais comum em pessoas idosas e também pode ser causada por excesso de peso ou fraqueza dos músculos da parede abdominal. 

Alfieri disse que a condição do papa estava causando oclusões intestinais dolorosas que estavam se tornando mais frequentes. 

Francisco foi submetido a uma laparotomia, ou cirurgia abdominal aberta, e uma prótese de malha foi usada para reconstruir a parede abdominal. 

Em julho de 2021, ele removeu parte de seu cólon em uma operação destinada a tratar uma doença intestinal dolorosa chamada diverticulite. Ele disse no início deste ano que a condição havia retornado e estava afetando seu peso. 

É a terceira internação de Francisco desde que os cardeais escolheram o argentino em 2013 como o primeiro papa latino-americano.

g1, com foto: Reprodução/Vatican News

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter