15/06/2023

PF faz buscas em gabinete e endereços do senador Marcos do Val, que teve redes sociais bloqueadas



BRASÍLIA, D F - A Polícia Federal realizou na tarde desta quinta-feira (15) buscas em endereços ligados ao senador Marcos do Val (Podemos-ES). 

Policiais foram ao Senado e lá permaneciam até a última atualização desta reportagem. 

No Senado, foi proibido o acesso de jornalistas ao corredor que dá acesso ao gabinete do senador. A presença da PF alterou a rotina do Senado. Os mandados são cumpridos em Brasília e no Espírito Santo. As informações são do g1. 

A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes também determinou que do Val deve prestar depoimento. 

Ele é investigado por obstruir investigações sobre os atos golpistas do 8 de janeiro. 

Indícios que basearam a operação são postagens do senador em redes sociais. Ao todo, são três mandados de busca e apreensão. 

Em fevereiro deste ano, do Val acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira de organizarem uma reunião, no fim do ano, para propor o envolvimento do senador em um plano de golpe de Estado. 

A assessoria de do Val afirmou que ele está em Vitória e não vai comentar a operação. 

Entre os crimes em que ele pode ser enquadrado, segundo as investigações, está o de divulgar informações sigilosas que podem causar prejuízo a outras pessoas.

g1, com foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado 

ATUALIZAÇÃO: A GloboNews informou por volta das 17h que todas as redes sociais do senador Marcos do Val foram retiradas do ar.

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter