19/06/2023

Campina Grande é finalista em prêmio nacional de Mobilidade Urbana, em São Paulo



CAMPINA GRANDE, PB - No próximo dia 23 de junho, enquanto Campina Grande é destaque nacional pela realização d’O Maior São João do Mundo, o município estará sendo reconhecido por outra ação que é referência para todo o Brasil. Trata-se do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), idealizado e coordenado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP). O núcleo é finalista do Prêmio Parque Mobilidade Urbana (PMU), promovido pelo evento que leva o mesmo nome. 

O NEAT é finalista na categoria “Iniciativas em favor da Segurança Viária”, concorrendo com ações das cidades de Fortaleza (CE), Campinas (SP), Jacareí (SP) e São Paulo (SP). O resultado será divulgado no dia 23 de junho, durante o evento que é realizado pelo Connected Smart Cities (Cidades Inteligentes Conectadas) e pelo Mobilidade Estadão. 

O próprio NEAT e os dados do transporte público, disponibilizados no sistema Business Inteligence (B.I.), serão temas de uma palestra que será apresentada pelo superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, em uma das mesas redondas do PMU. 

A mesa redonda acontece no dia 22 de junho, às 16h, e é intitulada “E se tivéssemos dados abertos dos meios de transporte em todas as cidades brasileiras?”. Como o título indica, haverá a discussão sobre a disponibilização dos dados do transporte público para a população por meio de tecnologias digitais. 

Dunga Júnior vai debater o assunto com Marco Littig, sócio-diretor da Mobilibus; Cesar Olmos, CEO da Cittamobi; e Roberto Speicys Cardoso, CEO/Fundador da Scipopulis. 

“Somos finalistas de um prêmio que é considerado o maior da área na América Latina. É uma satisfação imensa perceber que o esforço de todo o time da STTP vem dando resultados. Isso também nos traz mais responsabilidade, pois temos que entregar cada vez mais à população que espera que solucionemos os problemas inerentes ao trânsito e aos transportes”, ressaltou superintendente da STTP. 

Segundo o site do PMU, o objetivo do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana é reconhecer e premiar iniciativas (públicas e privadas) e também pessoas que promovam a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva.

NEAT 

As reuniões do órgão acontecem semanalmente, quando são analisados casos de acidentes na cidade. A partir daí são discutidas soluções, nas áreas de sinalização, educação e fiscalização, para que diminuam os riscos de os sinistros acontecerem novamente. São membros do NEAT: a própria STTP, o SAMU, a CPTran, a PRF, o Corpo de Bombeiros e o Hospital de Traumas. 

Um dos principais resultados do NEAT é a parceria entre a STTP e o SAMU, para o atendimento às vítimas de acidentes de trânsito. Pelos termos do acordo, os dois órgãos estão conectados permanentemente, via rádio, aplicativo de mensagens e o sistema interno de comunicação. 

Quando há um sinistro de trânsito com vítima, os Agentes de Trânsito vão ao local no menor tempo possível, para prestar apoio e garantir segurança viária durante os atendimentos do SAMU. 

Durante os atendimentos, os profissionais da STTP também coletam dados sobre os acidentes, para alimentar o setor de estatística do NEAT, que levanta as causas dos sinistros e encaminha os casos para serem estudados, possibilitando, assim, a definição sobre que medidas devem ser tomadas para evitar que as ocorrências se repitam. 

No ano passado, o NEAT recebeu, em Brasília, o certificado pela 2ª colocação na categoria “Educação realizada por órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT)”, no Prêmio Senatran, da Secretaria Nacional de Trânsito.

Codecom/PMCG, com fotos: Divulgação

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter