30/06/2023

Em depoimento, bolsonarista diz não saber o que é o código-fonte, contra o qual protestava



BRASÍLIA, DF - Detido pela tentativa de explodir um caminhão-tanque perto do Aeroporto de Brasília, Alan Diego dos Santos afirmou não saber o que é o código-fonte das urnas eletrônicas contra o qual protestava nos acampamentos bolsonaristas em frente a quartéis do Exército. 

Ele depôs nesta quinta-feira (29/6) na CPI dos Atos Antidemocráticos na Câmara Legislativa do Distrito Federal, onde afirmou que os protestos eram para obter informações sobre o código-fonte. neste momento, foi questionado pelo presidente, o deputado distrital Chico Vigilante (PT), se ele saberia dizer o que é o código-fonte. 

"Se fosse para não ter estimulado a população por que deixaram as redes sociais informarem sobre esse código que dava a certeza se o Bolsonaro havia ganhado ou não, se o Lula havia ganhado ou não", divagou o bolsonarista. 

Vigilante insistiu no questionamento sobre o que seria o código-fonte. Ele afirmou não saber o que é. 

O código-fonte é um conjunto de arquivos de texto que contém as instruções que devem ser executadas, expressas de forma ordenada em uma linguagem de programação. Esses dados apontam como o software deve se comportar dentro do sistema, nesse caso, dentro do sistema eleitoral eletrônico. 

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o código-fonte pode ser acessado por toda a sociedade por intermédio das entidades fiscalizadoras do processo eleitoral – EM, com foto: Reprodução/TV Câmara Distrital

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter