21/07/2023

Mulher quebra porta de igreja durante briga com o namorado e acaba presa



UBERLÂNDIA, MG - A porta da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, situada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foi quebrada por uma mulher, que a chutou com força durante uma briga com o namorado, nessa quarta-feira (19/7), informou a Polícia Militar (PM). 

Segundo o boletim de ocorrência, a mulher, que não teve a idade informada, foi detida após ser abordada na Praça Rui Barbosa. 

Ela informou aos policiais que discutiu com o namorado, devido a um desentendimento ocorrido em um consultório psiquiátrico. 

A jovem explicou que sua psiquiatra não teria atendido aos seus telefonemas. Assim, a paciente ficou sem a receita para comprar os remédios controlados. 

Imagens de câmeras de segurança foram entregues à Polícia pela Secretaria de Segurança Integrada da Prefeitura de Uberlândia, que registrou a ocorrência, ao perceber a ação criminosa. 

Segundo a prefeitura, danos irreparáveis foram detectados na estrutura da igreja, tombada como Patrimônio Histórico Municipal desde 1985. 

Em nota, o Padre Fábio Marinho informou que a igreja cobra medidas e união entre os órgãos públicos para reforçar a segurança e a vigilância em torno dos prédios religiosos em Uberlândia e ações de conscientização sobre a importância do patrimônio histórico e cultural deles para a cidade. 

Leia a nota: 

“O vandalismo e depredação de igrejas e prédios históricos são atos condenáveis e preocupantes. 

Essas edificações normalmente carregam significados culturais, religiosos e históricos importantes para uma comunidade ou até mesmo para um país inteiro. 

Atos de vandalismo podem resultar na destruição de elementos valiosos e irreparáveis, causando perdas incalculáveis 

É fundamental que as autoridades e a sociedade em geral trabalhem em conjunto para proteger e preservar o patrimônio histórico, incluindo igrejas e outros locais de importância cultural. 

A conscientização sobre a relevância desses lugares e a implementação de medidas de segurança adequadas são essenciais para evitar tais atos destrutivos. 

É fundamental a união entre nossa Capela e os órgãos públicos competentes para que haja: 

1. Conscientização e educação: Promover a conscientização sobre a importância do patrimônio histórico e cultural, bem como educar a população sobre o respeito e valorização desses lugares. 

2. Segurança e vigilância: Reforçar a segurança em torno das igrejas históricas, com a instalação de câmeras de vigilância e sistemas de alarme para dissuadir atos de vandalismo. 

3. Parceria com a comunidade: Incentivar a participação ativa da comunidade na proteção e preservação desses locais, estimulando o senso de pertencimento e responsabilidade. 

4. Ações legais: Reforçar as leis de proteção ao patrimônio histórico e aplicar penalidades mais rigorosas para aqueles que cometem atos de vandalismo em igrejas históricas. 

5. Restauração e manutenção: Investir em projetos de restauração e manutenção das igrejas históricas para garantir sua integridade e longevidade. 

6. Parcerias com entidades religiosas: Trabalhar em conjunto com as comunidades religiosas que têm ligação com as igrejas históricas para promover sua preservação. 

7. Monitoramento online: Realizar monitoramento nas redes sociais e plataformas online para identificar possíveis ameaças de vandalismo e atuar preventivamente. 

Essas medidas combinadas podem contribuir significativamente para a proteção das igrejas históricas e a preservação de seu valor cultural e histórico para as gerações futuras”.

EM, com fotos: Reprodução/Prefeitura de Uberlândia e Divulgação/Polícia Militar

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter