01/08/2023

PF prende mulheres acusadas de abusos sexuais contra os próprios filhos e outras crianças



RIO DE JANEIRO, RJ - Cinco mulheres foram presas, nesta segunda-feira (31), em operação da Polícia Federal de combate a crimes sexuais contra crianças na internet. 

As suspeitas compartilharam com um homem vídeos e fotos de abusos sexuais contra os próprios filhos e outras crianças com quem mantinham convívio. 

As ações foram realizadas nas cidades de Fortaleza, Maranguape e Juazeiro do Norte, no Ceará; e Belford Roxo, no Rio de Janeiro. 

Um outro mandado de prisão foi expedido pela Justiça, mas o suspeito já está preso. 

A investigação começou em setembro de 2022, após a PF identificar publicações de um usuário em fóruns da DarkWeb, parte obscura da internet, que favorece o anonimato e os cibercrimes. 

O homem, que é psicólogo, tentava convencer mulheres com filhos pequenos para que produzissem e compartilhassem cenas de abuso sexual das crianças. O suspeito foi preso em dezembro do ano passado, em Fortaleza, em uma outra operação da PF. 

Com ele, a polícia apreendeu mais de 12 mil arquivos com os registros dos diálogos com essas mulheres, além de vídeos, fotos e documentos que retratavam de forma explícita os atos criminosos. 

A delegada de Polícia Federal Luciana Mota, da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, explica que foi um tipo de investigação diferente das que estão acostumadas a fazer, pelo fato de as investigadas serem mulheres e mães. 

A delegada Luciana Mota destaca a importância dos Conselhos Tutelares. 

As suspeitas serão indiciadas por crimes como o de estupro de vulnerável, além de outros previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Somadas, as penas podem chegar a 45 anos de prisão. 

Os agentes cumpriram ainda mandados de busca e apreensão; e uma medida cautelar de afastamento do lar. 

A Operação Anêmona foi autorizada pela Justiça Federal e tem o objetivo de interromper os abusos, como também proteção, resgate e identificação de vítimas.

Renato Ribeirto/Edição: Rádio Nacional/Marizete Cardoso – Agência Brasil

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter