13/08/2023

Superintendente da STTP Dunga Júnior é empossado como conselheiro titular no CETRAN-PB



JOÃO PESSOA, PB - Em reunião realizada na manhã da última sexta-feira, 11, em João Pessoa, o superintendente da STTP, Dunga Júnior, foi empossado para o biênio 2023/2025, como membro titular do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-PB), órgão que conta com a participação de representantes de 23 instituições estatais, municipais e sociedade civil. 

Além dos demais membros titulares e suplentes, o ato, realizado no auditório Cel. PM Clodoldo Alves de Lira, no Centro de Estudos da Polícia Militar da Paraíba, contou com a participação do secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, representando o governador João Azevedo; do superintendente do Detran-PB, Isaías Glauberto; do Comandante da Polícia Militar, Sérgio Fonseca, além de vários outros conselheiros, sendo esta, conduzida por seu presidente, o Dr. Carlos Pereira de Carvalho e Silva (DER). 

Dunga Júnior representará Campina Grande e a STTP nas reuniões mensais do CETRAN/PB, sendo que, para a respectiva função de membro suplente, foi reconduzido ao cargo o advogado e assessor jurídico da autarquia, Gilberto Aureliano de Lima. 

Falando em nome de todos os conselheiros empossados, na mesa de honra, o superintendente da STTP comentou: “Esse é um momento ímpar. Orgulho em poder representar e divulgar para o Brasil a fora todo o trabalho referencial do Cetran/PB. O trânsito é um local onde a cidadania, o respeito e a responsabilidade andam em conjunto. Nosso objetivo é defender, salvar vidas”, destacou Dunga Júnior.

O Cetran é o órgão máximo normativo, consultivo e coordenador do Sistema Estadual de Trânsito e integrante do Sistema Nacional de Trânsito, e tem como função o julgamento, em terceira instância, dos recursos relativos de penalidades impostas pelos órgãos de trânsito municipais e estaduais, além de gerenciar a municipalização do tráfego e articular atividades de educação, engenharia e fiscalização. 

Integram o Conselho Estadual de Trânsito, os órgãos: o DER; a SSDS (Polícia Civil); PMPB (BPTRAN); PRF; OAB.PB; CRPP.PB (Conselho Regional de Psicologia, PB); CRM.PB; SUDEMA; SEMOB.JP; STTP.CG; SEMOB/Sta Rita; STRANS, Patos; SETCPB (Sindicato de Empresas de Transportes de Cargas, PB; SMPB (Sindicato dos Motoristas, PB); ONG Educar para o Trânsito Educar para e Vida -ETEV. Após aprovação do regimento estrutural interno, também passaram a integrar o Cetran: o Corpo de Bombeiros da PB, Sest/Senat, Sindicato das Auto Escolas, Sindicato dos Transportes Coletivos e Polícia Civil. 

A convite do superintendente Dunga Júnior, também participaram da cerimônia de posse dos membros do Cetran/PB, os integrantes da delegação de dirigentes de trânsito do Estado da Bahia, que estavam em visita técnica à STTP. 

Estiveram presentes: Wagner Melkart Carvalho de Almeida, Especialista em Gestão, Educação e Segurança do Trânsito, de Jacobina; Cosme Lima Bitencourt, Secretário da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, de Santo Antônio de Jesus -BA; Karla Geambastiane, da Superintendência Municipal de Trânsito, de Jequie-BA, e Carlos Eduardo Santos Lopes da Luz, da Secretaria de Mobilidade de Cruz das Almas – BA. Isabela Gaspar, representante da cidade de Macapá – AP no Conselho Federal de Psicologia na Câmara Temática do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Acidentes de Trânsito), também integrou o grupo.

Codecom/PMCG, com fotos: Divulgação

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter