23/08/2023

Bolsonaro admite ter pedido a empresário para “repassar ao máximo” mensagem com fake news



BRASÍLIA, DF - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) admitiu ter pedido a um empresário para "repassar ao máximo" mensagem questionando as urnas eletrônicas. 

"Eu mandei para o Meyer [Nigri, fundador da Tecnisa], qual o problema? O [ministro do Supremo Tribunal Federal e então presidente do Tribunal Superior Eleitoral Luís Roberto] Barroso tinha falado no exterior [sobre a derrota da proposta do voto impresso na Câmara, em 2021], eu sempre fui um defensor do voto impresso", disse Bolsonaro. 

A declaração foi feita à Folha de S. Paulo durante um voo de Brasília a São Paulo nesta quarta. Bolsonaro viajou à capital paulista para realizar procedimentos médicos. Segundo o advogado Fábio Wajgarten, o ex-presidente foi internado no hospital Vila Nova Star para realizar exames de rotina. 

A troca de mensagens entre Meyer e Bolsonaro foi revelada pelo blog da Daniela Lima. No texto atribuído ao ex-presidente, ele ordena que sejam disparadas fake news. Nigri então responde: "Já repassei para vários grupos!". Veja a transcrição da conversa mais abaixo. 

Nigri é um dos oito empresários que foram alvos de mandados em razão de conversas em aplicativo de mensagens sobre um suposto golpe de Estado. Na segunda-feira (21), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) deu à Polícia Federal mais 60 dias para que sejam feitas diligências em relação a Nigri. 

"A dilação de prazo solicitada pela Polícia Federal é justificada, uma vez que, em relação ao investigado Meyer Joseph Nigri há necessidade da continuidade das diligências, pois o relatório da Polícia Federal ratificou a existência de vínculo entre ele e o ex-presidente Jair Bolsonaro, inclusive com a finalidade de disseminação de várias notícias falsas e atentatórias à Democracia e ao Estado Democrático de Direito", justificou Moraes. 

No mesmo dia, Moraes decidiu pelo arquivamento de investigação contra seis empresários, mas manteve aberto o de Nigri e de Luciano Hang, dono da Havan. 

"[Sobre o segundo empresário], o relatório aponta a necessidade de extração e análise do material apreendido em seu celular, em razão da ausência do fornecimento das senhas pelo investigado. Consta, segundo informação policial, que a perícia técnica ainda trabalha no processo de identificação das referidas senhas", acrescentou o ministro. 

Investigação da PF 

Na investigação sobre um grupo de empresários que discutiram, pelo WhatsApp, um golpe de estado, a Polícia Federal encontrou uma mensagem do contato "PR Bolsonaro 8" que ataca, sem provas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Supremo Tribunal Federal (STF) e o instituto de pesquisa Datafolha. 

A Polícia Federal convocou o ex-presidente para depor no dia 31 de agosto sobre o assunto. Esse será o quinto depoimento de Jair Bolsonaro em investigações abertas pela PF. Ele já teve que dar: 

- Explicações sobre as joias doadas pelo governo saudita;

- Sobre os atos golpistas de 8 de janeiro;

- Sobre a suspeita de fraude de cartões de vacinação;

- Sobre o suposto plano de golpe denunciado pelo senador Marcos do Val. 

Procurada pelo g1, a defesa de Meyer Nigri disse nesta quarta-feira (23) que ele jamais foi disseminador de notícias falsas; que apenas encaminhou mensagens de terceiros para fomentar o legítimo debate de ideias de forma eventual e particular; que Meyer Nigri sequer possui contas em redes sociais ou em qualquer outra plataforma de disseminação em massa; e que tem plena certeza de que ficará devidamente demostrado que não praticou crime algum. 

Conversa no WhatsApp 

Veja a transcrição da troca de mensagens entre Meyer e Bolsonaro que foi revelada pelo blog da Daniela Lima. 

PR Bolsonaro 8: O ministro Barroso faz peregrinação no exterior sobre o atual processo eleitoral brasileiro, como sendo algo seguro e confiável. O pior, mente sobre o que se tentou aprovar em 2021: o voto impresso ao lado da urna eletrônica, quando se reuniu com lideranças partidárias e o voto impresso foi derrotado. Isso chama-se INTERFERÊNCIA. Todo esse desserviço à democracia dos 3 ministros do TSE/STF, faz somente aumentar a desconfiança de fraudes preparadas por ocasião das eleições. O DataFolha infla os números de Lula para dar respaldo do TSE por ocasião do anúncio do resultado eleitoral. REPASSE AO MÁXIMO. 

Meyer Nigri: Já repassei para vários grupos 

Meyer Nigri: Faz tempo que não nos falamos. Como vc tá? 

Meyer Nigri: Abs de Veneza 

g1, com foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter