07/09/2023

Veja como foi o desfile de 7 de Setembro na Avenida Duarte da Silveira, em João Pessoa



JOÃO PESSOA, PB - A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através das secretarias de Educação, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Social, Saúde e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana, participou do desfile cívico do 7 de Setembro, na Avenida Duarte da Silveira, nesta quinta-feira, em comemoração ao aniversário de 201 anos da Independência do Brasil. 

A solenidade teve início às 7h com as apresentações das tropas militares e o hasteamento da bandeira no Pavilhão Nacional no pátio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). 

Os agentes da Guarda Municipal Metropolitana desfilaram na avenida com faixas pedindo a “Mediação e Cultura de Paz”. Os guardas mirins também trouxeram a mensagens de paz. As crianças presentes na platéia adoraram o mascote, que desfilou na carroceria da viatura acenando para todos.

O mascote da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) também agradou ao público infantil. Na avenida os agentes de trânsito desfilaram em bicicletas, motocicletas e viaturas de fiscalização. As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ocupou a passarela com as ambulâncias que no dia a dia salvam vidas na Capital. 

Já a Emlur abriu seu desfile com uma faixa com a mensagem “Quem limpa Cuida”. Participam dezenas de servidores levando os equipamentos de trabalho, como roçadeiras, ciscadores, lixeiras, além de maquinários para roço, varrição e coleta de resíduos. O desfile contou ainda com a presença do grupo de percussão Baticumlata. 

O desfile contou ainda com a apresentação das escolas da Rede Municipal de Ensino, como Padre Pedro Serrão, Frutuoso Barbosa, Santos Dumont, Escola Cívico Militar Chico Xavier e Apolônio Sales de Miranda. As Bandas Marciais também estiveram presentes como a Sedec Show, Sedec Senior, e das escolas Almirante Barroso, Virginius da Gama e Melo, Anayde Beiriz e Presidente João Pessoa e agradaram bastante o público presente.

A Guarda Municipal se apresentou no evento assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que desfilou com viaturas e motocicletas, além da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), com vários veículos de fiscalização, como viaturas, bicicletas e motos. A Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur) também fez uma bela apresentação no evento cívico. 

Público 

Centenas de pessoas estiveram presentes nas arquibancadas e também ao longo da Avenida Duarte da Silveira para prestigiar o tradicional desfile de 7 de Setembro. A chuva, que caiu no período da manhã, não foi motivo para o esvaziamento do evento. Os presentes aplaudiram com entusiasmo cada apresentação. 

A servidora pública aposentada, Tereza Cristina, acordou às 3h da madrugada e 5h20 já estava na avenida Duarte da Silveira para garantir um bom lugar para assistir o desfile ao lado dos netos, Gabriel de três anos e Daniel de dois anos. “O desfile é maravilhoso. Eu venho desde que eu era bem jovem com meus pais, ainda adolescente e agora venho com meus netos. Adoro as bandas de música das escolas”, enfatizou.

“Eu adoro os figurinos e as bandas marciais. Esse ano vim para ver minha prima desfilando pela Escola Municipal Chico Xavier. Vai ser lindo demais”, disse a estudante Daniele da Silva, de 14 anos. A também estudante Karolayne Martins veio ao desfile para prestigiar a participação do marido. “Fazia anos que não vinha, devido à pandemia. Mas esse ano vim ver meu marido que desfila na Polícia Militar, como guarda bandeira. Acho esse evento importante, com forte representatividade histórica”, disse. 

Mudanças no trânsito 

A Semob-JP preparou um esquema especial para organizar o trânsito nas ruas e avenidas próximas ao desfile, para facilitar o acesso da população.

Ângela Costa/Lilian Moraes, com fotos: Gilberto Firmino – Secom-JP

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter