17/09/2023

Datafolha: 68% dizem que Bolsonaro estava ciente da venda ilegal de joias e 52% consideram crime



SÃO PAULO, SP - Pesquisa do Datafolha divulgada pelo jornal "Folha de S. Paulo" neste sábado (16) aponta que 68% dos brasileiros consideram que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estava ciente da venda de joias recebidas por ele de autoridades sauditas, com 52% deles enxergando tal ação como crime. 

Outros 17% afirmam que Bolsonaro não tinha ciência do assunto, e 15% não souberam opinar. 

Já 38% dizem acreditar que o ex-presidente não cometeu crime algum. 10% também disseram não saber opinar sobre essa hipótese. 

As joias que teriam sido vendidas de maneira ilegal foram entregues como presentes ao governo da época por outros países, como a Arábia Saudita. Segundo a PF, a venda desses presentes começou a ser negociada nos Estados Unidos em junho de 2022. 

O Datafolha também perguntou se joias e outros presentes para autoridades devem ser considerados itens pessoais. 47% dos entrevistados concordaram; 42% disseram que deveriam ser bens públicos; 11% não souberam opinar. 

Ao todo, o instituto de pesquisa ouviu 2.016 pessoas, nos dias 12 e 13 de setembro, em 139 cidades brasileiras. O levantamento tem margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.

g1, com foto: Clauber Cleber Caetano/PR

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter