21/09/2023

Cícero Lucena reforça compromisso da Prefeitura de João Pessoa de avançar na inclusão de PCDs



JOÃO PESSOA, PB - Promover a escola das diferenças. Essa frase está presente na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Escola Índio Piragibe, em Mangabeira. Ela expressa o cuidado que a gestão municipal tem com a pessoa com algum tipo de deficiência. Na rede municipal, são 3.500 alunos dentro do espectro autista (TEA), recebendo uma pedagogia aliada ao uso da tecnologia. Um olhar inclusivo que também é responsável por oferecer unidades com acessibilidade – 27 escolas já foram reformadas, ampliadas e equipadas para garantir as condições de aprendizado. 

Neste Dia da Pessoa com Deficiência, o prefeito Cícero Lucena reforça o compromisso da Prefeitura de João Pessoa seguir avançando para garantir que esse direito não seja apenas lembrado dentro de uma data específica, mas como um esforço diário para promover inclusão, respeito e dignidade.  

“Essa frase diz tudo. É uma realidade que nós vamos cada vez mais nos esforçar, dotando as escolas com tecnologia avançada e tudo que for necessário para promover a inclusão”, disse o prefeito, durante visita a Escola Índio Piragibe, na tarde desta quinta-feira (21).   

“Tratamos isso com muito carinho, respeito e amor. Mais uma vez, eu renovo a minha gratidão a todos aqueles que nos ajudam a mostrar que essa cidade é uma cidade mais justa e humana”, concluiu. 

Todas as unidades estão recebendo esse olhar e as intervenções necessárias para promover a inclusão. Desde cuidadores, pedagogia especializada, além dos equipamentos didáticos, como computadores e materiais que promovem um ensino inovador. 

Angélica Maria, professora da Sala de Atendimento Educacional Especializado, disse que só na Escola Índio Piragibe são mais de 60 estudantes recebendo essa atenção.  “Eles recebem um atendimento individualizado de acordo com a necessidade deles. Usamos os recursos, que são diferenciados, inclusive a mesa digital é um dos instrumentos maravilhosos, um recurso que tem motivado muito. Então a gente está utilizando métodos diferenciados. Eles melhoram a socialização através da afetividade também, de mostrar para eles o quanto são capazes”, afirma.  

Para além da Educação, a Prefeitura de João Pessoa planeja e executa suas políticas e intervenções de forma pensada com as necessidades da pessoa com deficiência. Na infraestrutura, entregando ruas calçadas e acessíveis, piso tátil e sinalização – já são mais de 200 inauguradas. Na Saúde, a reforma das USFs e a modernização dos serviços promovem o acesso com respeito e conforto. Tem também os serviços dos Centros de Referência, que acolhem e prestam serviço humanizado.

Max Oliveira/Felipe Silveira, com fotos: Sérgio Lucena – Secom-JP

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter