27/09/2023

JP: Cícero abre aula inaugural de cursos profissionalizantes para pessoas em vulnerabilidade social



JOÃO PESSOA, PB - Para quem está em busca de emprego, ter qualificação profissional é fundamental. Receber essa oportunidade de forma gratuita, com acompanhamento e direcionamento para o mercado de trabalho, pode representar uma mudança de vida. Nesta terça-feira (26), o prefeito Cícero Lucena abriu o curso de jardinagem e marcenaria para 30 pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio de uma ação integrada de várias secretarias da Prefeitura de João Pessoa.

Ao final do curso, as pessoas estarão capacitadas profissionalmente para atuar nesse mercado, que tem uma ampla demanda na cidade, desde a jardinagem nas praças até as demandas de residências e condomínios. Uma outra fase do projeto é exatamente a recuperação e manutenção das praças de João Pessoa, que receberão essa mão de obra por meio do programa ‘Bora Cuidar’, que realiza a zeladoria dos espaços públicos da Capital. Toda essa ação é realizada por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes), Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) e Executiva de Participação Popular (SEPP). 

“Oferecer essa qualificação, alguns que, inclusive, foram acolhidos por a gente em casas especiais, estavam em ruas, e que agora vão poder estar qualificados, treinados para fazer um serviço, tirando o seu sustento de forma digna. É o tipo de projeto que tem a cara dessa gestão. É cuidar da cidade, fazer cada vez mais e melhor, dando oportunidade a quem precisa e gerando uma expectativa de um futuro melhor para eles e para os seus familiares. Então, agradeço o envolvimento da equipe, porque esse é um projeto de várias secretarias com objetivo de fazer o bem”, destacou Cícero Lucena.

Essa ação se conecta com o que o programa ‘Bora Cuidar’ realiza nas praças e espaços públicos da Capital – programa que é coordenado pelo vice-prefeito Leo Bezerra. “Todas as secretarias participam desse programa buscando melhorar a vida, não do prefeito ou do serviço do prefeito, mas da população que utiliza os equipamentos no dia a dia. As pessoas estão acreditando na prefeitura, acreditam que vai sair o calçamento, acreditam que vai sair a reforma de praça, acreditam que vai sair novas praças”, afirmou o vice-prefeito. 

O secretário de Meio Ambiente, Welisson Silveira, explicou que o programa de capacitação inclui jardinagem, poda, manipulação arbórea. Na segunda fase, os alunos entrarão na parte de marcenaria. “Vão ser muitas aulas práticas, então vamos às praças de nossas cidades, às áreas verdes, demonstrar a utilização de equipamentos. O objetivo é deixar esses alunos prontos para o mercado privado, ou mesmo o mercado público, já que é um setor que demanda muito de mão de obra qualificada”, explicou. 

Para Delosmar da Silva, que é acolhido em outro programa da Prefeitura, o Chega Junto, essa oportunidade representa de fato um mudança de vida. Ele quer deixar para trás o passado de vulnerabilidade, de incertezas, para se dedicar a uma nova profissão. “É uma maravilha isso aí tudo pra mim, que eu perdi tudo, mas hoje eu posso estar ganhando devido aos meus esforços. Eu nunca esperava fazer esse curso, algo tão maravilhoso, do jeito que o prefeito Cícero Lucena está nos dando essa oportunidade”, agradeceu.

Max Oliveira/Lilian Moraes, com fotos: Sérgio Lucena – Secom-JP

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter