13/10/2023

Hotel Globo será ponto de observação do eclipse em João Pessoa; especialista alerta sobre cuidados



JOÃO PESSOA, PB - Contagem regressiva para a observação do eclipse anular do sol na tarde deste sábado (14). Aproximadamente 300 pessoas estão sendo esperadas para o evento no Hotel Globo, no Centro Histórico da Capital, que está sendo preparado pela Prefeitura de João Pessoa, em parceria com o Clube de Astronomia da Paraíba, que vai disponibilizar equipamentos para visualização do fenômeno. 

O eclipse terá início às 15h31, mas os observadores estarão sendo aguardados já a partir das 14h30. É que a equipe do Clube de Astronomia vai estar no local com uma hora de antecedência para demonstrar às pessoas o uso dos telescópios e responder perguntas sobre o fenômeno. “A preparação mais incisiva para a realização desse evento se iniciou há três meses, mais ou menos. Desde então, o assunto eclipse solar tem sido muito consumido aqui, sempre buscando mais conhecimento para poder responder às pessoas quando assim for necessário”, afirmou Jonathan Galdino de Oliveira, membro do Clube.  

Cuidados 

Para que esse momento só traga boas lembranças, é essencial que os expectadores tenham cuidado para não prejudicar a visão. Para olhar o processo fixamente, o ideal é ter em mãos óculos de eclipses. Esses filtros diminuem em 99,99% a luz solar, barrando os raios ultravioletas e infravermelhos que são nocivos à visão. No momento da aquisição, o usuário deve verificar a certificação na estrutura dos óculos, indicada pelo ISO ou CE. Outro equipamento indicado pelos especialistas são as lentes de soldador número 14 ou superior a esse número. 

Não é indicado fazer imagens com o uso da câmera de celular ou câmera fotográfica profissional, sem filtro. Pois o risco de danos é grande aos equipamentos e à visão de quem estiver observando o eclipse dessa forma. Mas os cuidados não param por aí. Os espectadores do eclipse não devem utilizar, em hipótese alguma, óculos de sol, placas de raios-X, filme fotográfico negativo, garrafas pet e outras ideias criativas para observar o fenômeno. Quem insistir, corre grandes riscos de ter sérios problemas de visão a médio e longo prazo, com risco, inclusive, de cegueira total. 

Serão disponibilizados pelo Clube de Astronomia da Paraíba no Hotel Globo dois telescópios com filtros apropriados e seguros para observação. Também haverá imagens ao vivo do eclipse em uma projeção num telão, ligado a uma câmera, acoplada aos telescópios. “Tenho aguardado esse momento há anos. É o sonho de muitas pessoas, inclusive o meu. Após vermos por tantas vezes eclipses solares sendo vistos em outros estados do Brasil, agora chegou à vez de João Pessoa e da Paraíba, onde seremos todos nós premiados com um evento astronômico extraordinário”, ressaltou Jonathan Galdino. 

A escolha do Hotel Globo não foi aleatória. De acordo com levantamento feito pelos especialistas locais, o Hotel Globo tem a vista do horizonte limpa, desobstruída de prédios, árvores e postes, ótimo lugar para observação. 

Fenômeno 

O eclipse terá seu auge às 16h45, quando acontecerá o perfeito alinhamento do sol e da lua. “Esse processo irá durar três minutos. O eclipse de amanhã vai encobrir o centro do disco solar, gerando uma imagem que lembra um anel de fogo e esse anel ainda vai ser muito claro, vai diminuir a luz do sol, mas não sendo suficiente para transformar o dia em noite”, explicou o especialista. 

Clube de Astronomia 

Fundado em 2019 por alunos do Lyceu Paraibano, o Clube de Astronomia da Paraíba realiza atividades de observação pública, palestrar em eventos científicos e em escolas. Atualmente, o clube não conta com uma sede física, mas realiza suas atividades em pontos turísticos de João Pessoa. 

Quem se interessar em fazer parte do clube, basta fazer contato pelo Instagram (@astroparaiba), WhatsApp (98649-5988) ou email: lyceuparaibanoclubedeastronomi@gmail.com. “O interessado receberá um link onde responderá algumas perguntas sobre seu interesse pela astronomia. Posteriormente, sua entrada será analisada pelo corpo de membros do clube”, explicou Jonathan Galdino.

Ângela Costa/Cristina Cavalcante, com foto: Lucilene Meireles – Secom-JP

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter