26/10/2023

Polícia prende líder de seita e funcionário de cemitério suspeitos de esquema de roubo de ossadas



BELO HORIZONTE, MG - A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu preventivamente, nesta quinta-feira (26/10), dois homens suspeitos de violarem sepulturas. São eles um funcionário de cemitério, de 66 anos, encontrado em Vazante, na Região Noroeste de Minas Gerais, e um suspeito líder de seita religiosa, de 53, detido em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. 

Os dois são investigados por possível participação em esquema de subtração de ossadas e objetos de sepulturas. De acordo com uma denúncia, em dezembro de 2022 integrantes de uma seita religiosa, liderados por uma pessoa de Patos de Minas, teriam violado e profanado sepulturas do cemitério municipal de Vazante. Corpos foram escondidos na residência do investigado encontrado em Patos de Minas. 

De acordo com o delegado André Luiz Ferreira dos Santos, a polícia descobriu que um funcionário do cemitério de Vazante teria retirado os mortos do local e recebido vantagem indevida a fim de auxiliar os demais suspeitos. “O funcionário do cemitério de Vazante seria o responsável por escolher qual túmulo seria violado, desenterrar os corpos, subtrair objetos e garantir que a prática delituosa não fosse descoberta”, informa o agente. 

A Polícia Civil solicitou à Justiça a prisão preventiva de dois dos investigados e outros três mandados de busca e apreensão domiciliar, cumpridos hoje nas duas cidades. Na ocasião, foram recuperados objetos e ossos supostamente do cemitério de Vazante. 

Também na operação "Finados", médicos-legistas e peritos da PCMG realizaram procedimento de exumação no cemitério de Vazante, constatando a falta de diversos ossos de um cadáver. 

Os suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional, e as investigações prosseguem. A operação contou com a participação de equipes das delegacias em Vazante e Patos de Minas.

EM, com foto: Divulgação/PCMG

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter