17/03/2021

Moderna começa a testar sua vacina contra a Covid-19 em crianças de até 11 anos



EUA - A Moderna anunciou nesta terça-feira, 16, o início dos testes de sua vacina contra a Covid-19 em crianças de 6 meses até menos de 12 anos de idade. Em comunicado, a empresa americana de biotecnologia disse que os primeiros participantes já foram vacinados.

 

O estudo, que irá englobar cerca de 6.750 participantes, busca avaliar a segurança, tolerabilidade, reatogenicidade e eficácia de duas doses da vacina, administradas com 28 dias de intervalo, no público pediátrico. A primeira etapa irá avaliar a melhor dosagem, de acordo com a idade. Inicialmente, os participantes entre dois e menos de 12 anos de idade poderão receber doses de 50 μg ou 100 μg. Já aqueles com idade entre seis meses e menos de 2 anos poderão receber doses de 25 μg, 50 μg e 100 μg.

 

Em seguida, será conduzida uma análise provisória para determinar qual dose será usada na etapa 2, em que os participantes recebem a vacina ou o placebo, para avaliar a eficácia. Todos os voluntários serão acompanhados por 12 meses após a segunda injeção.

 

 “Este estudo pediátrico nos ajudará a avaliar o potencial segurança e imunogenicidade de nossa vacina candidata COVID-19 nesta importante população jovem”,  disse Stéphane Bancel, CEO da Moderna.

 

O estudo de fase 2/3, denominado estudo KidCOVE, está sendo conduzido nos Estados Unidos e no Canadá, em colaboração com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (Niaid, na sigla em inglês) e a Autoridade de Pesquisa e Desenvolvimento Biomédico Avançado (Barda, na sigla em inglês), ambas dos EUA.

 

A ausência de crianças nos testes clínicos das vacinas contra Covid-19 foi alvo de críticas. Embora esse grupo seja menos suscetível a complicações da doença, elas podem adoecer e transmitir a infecção. Incluir crianças na campanha de vacinação em massa contra a doença é importante tanto para protegê-las do vírus quanto para aumentar a imunidade de rebanho e combater a pandemia.

 

A Pfizer também está conduzindo um estudo em adolescentes de 12 a 15 anos de idade e anunciou que, em breve, deve ampliar o público para crianças com idades entre 5 e 11 anos. Posteriormente, em crianças menores de 5 anos. Até o momento, o imunizante desenvolvimento em parceria com a BioNTech é o único autorizado para uso em pessoas a partir de 16 anos de idade. Os demais são autorizados apenas para uso em adultos com 18 anos ou mais.

Veja

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter