06/11/2023

Nova carteira de identidade começa a ser emitida nesta segunda-feira; veja como solicitar



BRASÍLIA, DF - Começa nesta segunda-feira, 6, a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em todos os estados. O documento, que inclui QR Code, passará a utilizar o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como número único e terá padrão nacional. 

As pessoas que começam a receber o documento impresso já podem acessar no app GOV.BR para emitir a CIN em formato digital. O processo é similar ao que já ocorre com a CNH. O cidadão recebe a carteira de identidade física, e, depois, contará também com a carteira digital na palma da mão, no aplicativo gov.br. 

O documento está disponível nos formatos físico e digital, com impressão em papel-moeda. Segundo o governo federal, a CIN inova ao incluir tecnologias e elementos de segurança e garante a identificação por meio de um documento seguro em conformidade com padrões internacionais. Vale ressaltar que os modelos antigos são válidos até 28 de fevereiro de 2032. 

Confira mais informações sobre o documento, CLIQUE AQUI

Entre as inovações incorporadas pela CIN está a inclusão do QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados, além da inclusão de uma área específica no documento da Machine Readable Zone (MRZ), com possibilidade de utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países. Além disso, a nova Carteira de Identidade Nacional também é digital e está no aplicativo GOV.BR.

Istoé Dinheiro, com foto: Reprodução/Serpro

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter