07/11/2023

Lei Seca autuou 613 motoristas por embriaguez e outras infrações na Paraíba, no mês de outubro



JOÃO PESSOA, PB - O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), por meio da Operação Lei Seca, autuou 284 condutores por dirigir sob influência de álcool, durante blitzen realizadas no mês de outubro. Além disso, os agentes da OLS notificaram 329 motoristas por outras infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Em parceria com a Polícia Militar, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-João Pessoa) e com alguns órgãos de trânsito municipais, as blitzen foram realizadas nas principais avenidas de João Pessoa, a exemplo da Fernando Luiz Henrique, Edson Ramalho, Nossa Senhora dos Navegantes, José de Oliveira Churchatuz, Esperança, entre outras, bem como no Conjunto Ernesto Geisel e nas cidades de Campina Grande, Remígio, Pombal, Belém, Cabedelo e Santa Rita. 

Entre as ações do mês de outubro, as equipes da Operação Lei Seca também atuaram em parceria com a Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran-PB. Durante as blitzen, foram realizados 1.763 testes de etilômetro (bafômetro), que resultaram na remoção de 106 veículos aos pátios do órgão, além de 1 motorista conduzido à delegacia. 

Segundo o coordenador de Policiamento do Detran-PB, coronel Valterlins Dutra, os logradouros das blitzen são escolhidos pelos critérios de registro de acidentes, proximidade de locais de eventos, fluxo de veículos e informações da inteligência. “O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) tem sido de fundamental importância para as escolhas dos pontos, pois o monitoramento das vias por câmeras tem orientado as nossas ações”, argumentou. Essas escolhas podem sofrer mudanças semanalmente. 

As fiscalizações estão sendo interiorizadas, ampliadas e intensificadas, com o objetivo de continuar coibindo os abusos praticados por muitos condutores que ainda insistem em desobedecer às leis de trânsito, principalmente ao que se refere às infrações relacionadas à embriaguez ao volante. “Firmamos parcerias com os órgãos municipais de trânsito, a exemplo da Semob de João Pessoa, para ampliação das ações da Operação Lei Seca no Estado”, enfatizou coronel Valterlins. 

Os agentes responsáveis pelas ações atuam nas fiscalizações do trânsito com o auxílio de etilômetros, talonários eletrônicos, redutores de velocidade móveis, camas de faquir, cones de sinalização e barreiras de sinalização retrátil. 

O CTB prevê que os condutores de veículos flagrados sob efeito de álcool estão sujeitos à multa no valor de R$ 2.934,70 e podem responder a processo administrativo de suspensão do direito de dirigir por um ano. Em caso de reincidência, será cobrado o dobro do valor da multa e o infrator poderá responder por processo de cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Secom-PB, com foto: Divulgação/Codecom-PMCG

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter