26/11/2023

Javier Milei muda tom e envia carta a Lula falando em “trabalho frutífero e construção de laços”



BRASÍLIA, DF - Em carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, diz desejar um "trabalho frutífero e de construção de laços" entre Brasil e Argentina. O documento foi entregue pela futura chanceler argentina, Diana Mondino, ao chanceler brasileiro, Mauro Vieira, neste domingo (26). 

A carta, divulgada pelo jornal Valor Econômico, também foi obtida pelo g1. 

"Desejo que o tempo em comum como presidentes e chefes de governo seja uma etapa de trabalho frutífero e de construção de laços que consolidem o papel que Argentina e Brasil podem e devem cumprir no acordo das nações", diz trecho da carta. 

Em outro trecho, Milei reconhece as ligações geográficas e estratégicas entre os dois países. 

"Sabemos que nossos países estão estreitamente ligados pela geografia e história e, a partir disso, desejemos seguir compartilhando áreas de complementariedade a nível de integração física, comércio e presença internacional, que permitem que toda esta ação conjunta se traduza, para ambos os lados, em crescimento e prosperidade para argentinos e brasileiros." 

Na mensagem, Milei convida Lula para a posse e afirma que o presidente brasileiro "sabe e valoriza" o significado do momento de transição de governo. 

O presidente eleito da Argentina disse que os dois países "têm muitos desafios" pela frente e que acredita que mudanças, baseadas nos "princípios da liberdade", posicionarão Argentina e Brasil como "países competitivos", nos quais os cidadãos possam desenvolver suas capacidades e escolher o que futuro que desejam. 

A carta, datada em 25 de novembro, termina com Milei dizendo que espera encontrar Lula na ocasião da posse. O presidente eleito da Argentina também cumprimenta o brasileiro: "receba a minha saudação, com estima e respeito." 

Futura chanceler 

A futura chanceler da Argentina, Diana Mondino, se reuniu com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, em Brasília, neste domingo (26). Na ocasião, os representantes dos dois países conversaram sobre a relação de Brasil e Argentina e sobre acordos bilaterais. 

Durante a visita, a futura chanceler entregou convite para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participe da posse de Milei, marcada para 10 de dezembro. Após a reunião, Diana Mondino concedeu entrevista a jornalistas e disse que a parceria com o Brasil vai continuar. 

Posse de Milei 

O governo brasileiro ainda não informou oficialmente se o presidente Lula estará em Buenos Aires para a posse de Milei. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, anunciou que foi convidado e estará presente na solenidade. 

Lula apoiou o candidato governista Sergio Massa, derrotado por Milei. O petista é amigo e aliado político de Alberto Fernández, presidente da Argentina que está no final do mandato. 

Auxiliares de Lula colocam em dúvida a presença do presidente. O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, afirmou na última semana que Milei deveria se desculpar por ter ofendido Lula durante a campanha, quando chamou o brasileiro de 'corrupto'. 

Na última terça-feira, Lula afirmou que não tem de gostar do "presidente do China, da Argentina, da Venezuela" porque os países precisam ter políticas de Estado. Sem citar Milei, Lula afirmou que haverá "problemas políticos".

g1, com foto: Reprodução/Instagram

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter