06/12/2023

COP 28: Veneziano ressalta importância do Brasil nos debates da Conferência da ONU sobre clima



DUBAI, EMIRADOS ÁRABES UNIDOS - O Senador e Vice-Presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), destacou a relevância dos debates que estão ocorrendo na COP 28, a Conferência das Nações Unidas para o clima, que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ele participa do evento representando o Senado Federal, também na qualidade de presidente da Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia (FPRNE) no Congresso Nacional. 

Segundo Veneziano, é de fundamental importância levar a mensagem da frente parlamentar e do Senado a todos os integrantes da COP 28. “Estamos debatendo os avanços e desafios no enfrentamento das mudanças climáticas. É de fundamental importância, pois sabemos que estamos a tratar sobre uma temática que eloquentemente tem chamado a responsabilidade mundial”, disse Veneziano. “Agora nós sentimos na pele exatamente aquilo que a ciência vem trazendo sobre os impactos dessas mudanças verificadas a partir das estratosféricas emissões de gases tóxicos na atmosfera”. 

Ainda segundo o senador paraibano, essa responsabilidade sobre as mudanças climáticas cabe a todos os países. “É aonde entra o Congresso Nacional, pois, evidentemente, nós temos que fazer a regulação nessa área. Desta forma, o Congresso assume seu papel de legislador para aprimorar todas essas matérias provenientes de iniciativas do Poder Executivo e outras até dos congressistas, pois nós temos o mercado de carbono, o marco regulatório das eólicas offshore, nós tivemos agora o projeto do então senador e atual presidente da Petrobras Jean Paul Prates l, que fala sobre o armazenamento e captação de carbono. Portanto, são várias as matérias que estão sobre nossa responsabilidade”, disse Veneziano. 

Ele lembrou também que a COP 30 será realizada em Belém, no Pará, em 2025, reunindo no Brasil representantes de governos dos vários países que, efetivamente, estão envolvidos com a questão climática mundial. Veneziano retorna ao Brasil no dia 10 de dezembro. 

Confira a entrevista completa de Veneziano na COP 28, CLIQUE AQUI.

Assessoria, com foto: Divulgação

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter