11/12/2023

Diretor Geral da DPU agradece a Veneziano por garantir maior interiorização do órgão em 17 anos



BRASÍLIA, DF - O defensor público-geral federal em exercício, da Defensoria Pública da União (DPU) Fernando Mauro Junior, expressou neste domingo (10) a sua gratidão ao vice-presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), pela sua atuação em favor do Plano de Interiorização do órgão. Veneziano foi relator da proposta aprovada no Senado, que tem como objetivo levar a DPU a locais que ainda não são assistidos pela instituição. 

“Acabei de assinar a primeira interiorização da DPU, após a publicação da Lei 14.726, de relatoria de VExa. Vamos estar presente em 100% da PB. Desde 2006, é a maior interiorização da Defensoria Pública da União (DPU). Há 9 anos não tínhamos nenhuma interiorização. Parabéns a VExa por ter sido o responsável por levar mais defensoria ao povo brasileiro. Muito obrigado”, disse o Defensor-Geral em exercício Fernando Mauro, em agradecimento à atuação de Veneziano. 

Segundo Veneziano, a expectativa é de que mais de 600 municípios passem a ser atendidos pela DPU com o plano de interiorização do órgão, o que garantirá uma cobertura de 40% do território nacional. “Nosso relatório aprovado ajudará a contribuir com os serviços prestados pela DPU, o que representa uma grande expectativa pela ampliação do atendimento da população carente nessas novas unidades”, disse o Senador. 

Fernando Mauro Junior explicou ainda que a definição dos novos locais de atendimento levou em consideração os dez estados com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e que contavam com menos unidades da DPU. “Com isso, o órgão passa das atuais 80 seções e subseções judiciárias atendidas para 112 unidades. Consideramos isso um avanço sem precedentes”, afirmou o diretor da DPU.

Assessoria, com foto: Divulgação

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter