12/01/2021

Covid-19 pode diminuir o tamanho do pênis? Especialistas ouvidos por Istoé explicam possíveis sequelas



Um estudo publicado recentemente pela plataforma MedRxiv causou preocupação por indicar a diminuição do pênis como uma das possíveis sequelas da Covid-19. A pesquisa foi feita com 3.762 pacientes infectados com o novo coronavírus.

 

De acordo com os dados, 3% dos entrevistados relataram ter percebido uma diminuição no tamanho do órgão genital. Além disso, 15% tiveram algum tipo de disfunção sexual e 11% sentiram dor nos testículos.

 

No entanto, especialistas ouvidos pelo jornal Estado de Minas e pela Rádio EBC afirmam que ainda não está comprovado que a Covid-19 diminui o membro. A pesquisa da MedRxiv foi realizada de forma online baseada nas opiniões dos homens e, por isso, não tem comprovação científica de que tal sequela é verdadeira ou não.

 

Em entrevista à EBC, o urologista Diogo Mendes, diretor do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal e diretor de Comunicação e Divulgação da Associação Médica de Brasília (AMBr), afirmou que não está provado que a Covid-19 diminui o órgão. Porém, ressaltou que a doença pode sim alterar o desejo sexual e afetar a sustentação da ereção, pois são alterações funcionais.

 

“Frequentemente pacientes relatam ter a percepção de que o pênis está encurtando, quando, na verdade, não está acontecendo nada do ponto de vista médico. Então, tudo o que tange a sexualidade, sexo e genitália masculina tem um fator psicológico muito forte envolvido e muito subjetivo também”, explicou o urologista Ricardo Lopes ao Estado de Minas.

 

O estudo da MedRxiv foi realizado pelos pesquisadores Hannah E Davis, Gina S Assaf, Lisa McCorkell, Hannah Wei, Ryan J Low, Yochai Reem, Signe Redfield, Jared P Austin e Athena Akrami. 

Istoé

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter