20/12/2023

Centro de Atendimento ao Autista promove 1º Natal da Inclusão com mais de 200 crianças em Campina Grande



CAMPINA GRANDE, PB - O Governo da Paraíba, por meio do Centro de Atendimento ao Autista (CAA) de Campina Grande, em parceria com a Associação Campinense de Pais de Autistas, realizou, nessa terça-feira (19), a primeira edição do Natal da Inclusão. A cantata natalina contou com a participação de mais de 200 crianças e adolescentes usuários dos serviços das duas instituições. 

A programação contou com momentos marcantes como a encenação do nascimento do Menino Jesus e a chegada do Papai Noel. Tudo protagonizado com alegria e singularidade pelos jovens artistas. Mensagens de esperança, paz e inclusão destacaram a importância de ações desenvolvidas para as pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

A coordenadora estadual das políticas públicas para as pessoas com deficiência, Emília Oliveira, que, na ocasião, representou a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, destacou que o trabalho da gestão estadual é feito em equipe e voltado para a população. “Podem contar com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, podem contar com comprometimento da gestão estadual. O nosso trabalho só vale a pena se, de fato, conseguirmos fazer não só o Natal da inclusão, mas fazer uma vida inteira de inclusão”, enfatizou.

A coordenadora-geral do CAA-CG, Roberta Figueiredo, agradeceu o envolvimento da equipe técnica e dos pais. “Essa noite foi preparada com carinho por muita gente. Nós abrimos as inscrições para as famílias que gostariam de participar, realizamos ensaios e esse é o momento de mostrarmos o nosso trabalho. É muito importante sensibilizar a comunidade de que o diagnóstico de autismo não limita. Queremos mostrar que as pessoas autistas podem estar onde elas quiserem estar”, ressaltou. 

O recado da coordenadora foi prontamente acolhido pela família de Natany Heloíse, de apenas três anos. Nataly Diniz, mãe da menina, disse ter recebido com alegria o convite para a cantata. “Eu fiquei muito feliz com essa oportunidade que deram, principalmente, para eles. Ver este evento tão bonito, organizado, cada cuidado e detalhe que tiveram pensando neles, porque na verdade essa festa é para eles, como mãe, me sinto muito agradecida”, contou. 

Já Carla Silva Araújo, mãe de Francisco de Assis Araújo, de quatro anos, estava ansiosa para, pela primeira vez, ver o filho subir em um palco. “Francisco já está sendo acompanhado no CAA há um ano e meio. Como ele ainda não frequenta a escolinha, é o primeiro evento que ele participa. Todas as emoções estão sendo vividas hoje pela primeira vez”, confessou.

Incluir é possível 

O primeiro Natal da Inclusão de Campina Grande lotou o espaço do Centro de Convenções do Garden Hotel. O cenário potencialmente inibidor para crianças e adolescentes com TEA, foi transformado por sorrisos e lágrimas de emoção, em acolhimento e inclusão. E como resultado momentos únicos que ficarão na memória dos familiares. 

Crisllayne Dayanne acompanhou emocionada a animação de seu filho, José Luiz, no palco. “É a primeira apresentação que ele consegue ficar e participar. Na escola ele não participa. Como mãe, eu pensei que nunca fosse ver um momento como este. O diagnóstico dele é recente e inclui-lo sempre foi difícil. Eu acredito que o fato dessas apresentações serem ensaiadas e conduzidas por profissionais especializados fez toda a diferença. Que todo ano tenha a cantata e que mais momentos assim aconteçam no decorrer do ano”, comemorou. 

O CAA-CG foi inaugurado em 2022 e é mantido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano. A gestão feita pela entidade conveniada, Associação Campinense de Pais de Autistas, garante a oferta de atendimento multidisciplinar a 300 crianças e adolescentes diagnosticadas com TEA. Terapias de estimulação precoce; habilidades comunicativas, comportamentais, cognitivas e motoras; psicomotricidade; integração sensorial; psiquiatria, psicologia e serviço social, são alguns dos atendimentos oferecidos pelo equipamento público.

A porta de entrada para o serviço é o Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência (NADPA), da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), que funciona no Hospital de Trauma de Campina Grande.

Secom-PB, com fotos: Divulgação

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter