07/02/2024

Veneziano e senadores russos debatem ampliação de relações comerciais entre Brasil, Rússia e Brics



MOSCOW, RÚSSIA - O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) está em Moscou, na Rússia, representando o Senado brasileiro em missão oficial. Nesta terça-feira (06), ele participou de uma reunião com os membros do Conselho da Federação Russa, o equivalente aos membros do Congresso Brasileiro, para tratar de parcerias comerciais entre Brasil, Rússia e demais membros do Brics, que é formado por África do Sul, Brasil, Rússia, Índia, China, Egito, Etiópia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Irã. 

“Do Brasil, estiveram presentes eu, o senador Mecias de Jesus e o vice-presidente do Conselho da Federação, o senador russo Konstantin Kosachev, e mais outros quatro membros da comitiva russa. Tratamos sobre política externa, relacionamento Brasil-Rússia à frente do G20, sob a presidência do Brasil, do Brics que estará a sob o comando da Rússia neste ano e sob a condução do Brasil, em 2025. Observamos vontade dos congressistas russos de estreitar laços com o Brasil tanto no setor comercial, questões financeiras e moedas digitais, enfim, foi um momento muito produtivo para estreitar esses laços entre os dois países”, disse Veneziano, ao destacar também o excelente trabalho do embaixador brasileiro na Rússia, Rodrigo Baena.

Veneziano participa da 31ª edição da PRODEXPO 2024, uma feira internacional de alimentos, bebidas e matérias primas alimentares da Rússia e do Leste Europeu, realizada no Expocentre Fairgrounds. Veneziano viajou a convite do Brics e da Embaixada Brasileira na Rússia. “O Brasil tem um fluxo em torno de 11 bilhões de dólares com a Rússia, mas há um déficit considerável ainda, ao nosso desfavor, e esses momentos dão-nos a condição de poder abrir fronteiras com os produtos agropecuários que, sabidamente, o Brasil bem os tem”, destacou Veneziano. 

Veja o vídeo do encontro, CLIQUE AQUI.

Assessoria, com fotos: Divulgação

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter