11/02/2024

Trinta pessoas são atropeladas por motorista embriagado em desfile de bloco de carnaval



SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO, MG - Um atropelamento deixou ao menos 30 pessoas feridas durante um desfile de bloco de carnaval em São Gonçalo do Rio Abaixo, na Região Central de Minas. O acidente aconteceu na noite dessa sexta-feira (9/2). 

Segundo a Polícia Militar (PM), o motorista do Fiat Pálio envolvido no acidente, de 44 anos, estava embriagado. A major Laila Brunnela, porta-voz da PM, informou que o bafômetro registrou quase três vezes mais álcool no sangue do que o máximo permitido. 

De acordo com a polícia, o desfile acontecia na Avenida Central, no Bairro Fonte de Mato, quando as vítimas foram atingidas pelo veículo. Duas pessoas em estado grave foram levadas para o Hospital de Pronto Socorro João XXIII, em Belo Horizonte. 

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) contabilizou "30 pessoas que careceram de algum tipo de atendimento, independentemente do grau da lesão, casos clínicos e até mal súbito em função da situação, sendo três em estado mais grave", informou a corporação. 

Os foliões foram socorridos pelas Unidades de Resgate do CBMMG com apoio de três ambulâncias municipais. O encaminhamento dos pacientes com traumas mais significativos somou nove pessoas ao todo. 

Entre as mais graves, duas foram transportadas pela Unidade de Resgate CBMMG de São Gonçalo do Rio Abaixo para o HPS João XXIII em BH; uma transportada pela Unidade de Resgate CBMMG de Itabira para o Hospital de Itabira; duas vítimas com quadro mais grave transportadas por ambulâncias municipais para o Hospital de São Gonçalo do Rio Abaixo; as demais se tratam de vítimas leves, sendo dispensada a condução na maioria dos casos. 

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo emitiu uma nota lamentando o atropelamento. “Estamos comprometidos em oferecer todo o suporte necessário às vítimas deste lamentável incidente. Elas estão recebendo atendimento e estão sob monitoramento no hospital local de São Gonçalo do Rio Abaixo.” 

A Secretaria de Saúde do município acrescentou que, devido aos hospitais lotados por casos de dengue, o órgão está atuando para garantir que todas as pessoas que necessitam de remoção sejam transferidas. 

“Este trabalho contínuo visa assegurar que, apesar dos desafios, todos os afetados recebam assistência necessária. A prefeitura reitera seu compromisso em garantir assistência integral a todos os afetados e trabalha incessantemente para prestar o auxílio necessário neste momento difícil”, finaliza a nota. 

Os foliões atingidos faziam parte do bloco de rua Makako Loko. Eles estavam concentrados perto de um bar chamado Rei do Espetinho e tinham entrado já na Avenida do Contorno, seguindo em direção ao Centro para se unir aos demais grupos carnavalescos. 

O Fiat Pálio apareceu na parte de trás do bloco e atropelou foliões à frente dele. A maioria dos feridos foi atingida da cintura para baixo, alguns com fraturas expostas, segundo o relato de testemunhas. 

Revoltados com a brutalidade do ocorrido, os foliões responderam na mesma moeda. Arrancaram o motorista de dentro do veículo e o espancaram até que ele perdeu perdesse os sentidos. 

O carro passou então a ser alvo da revolta dos integrantes do bloco e foi atacado por chutes, pauladas e pedradas. 

Equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de socorro médico municipal e bombeiros civis se mobilizaram para atender às vítimas e ao motorista e os encaminharam para o Hospital Municipal de São Gonçalo. 

A Polícia Civil informou que aguarda o motorista ser liberado do hospital para encaminha-lo à delegacia, onde será ouvido. 

EM, com foto: Reprodução/Redes Sociais

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter