23/03/2021

Arroz já acumula 70% de aumento nos últimos 12 meses no Brasil e continua caro; entenda o motivo



SÃO PAULO - Apesar de uma leve queda de 1,52% na inflação de fevereiro, comparado a janeiro deste ano, o preço do arroz continua pesando no bolso do consumidor, já que o produto teve alta de quase 70% nos últimos 12 meses, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

 

O IPCA é considerado a inflação oficial no país e é medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Os principais motivos para o arroz ter ficado mais caro foram:

 

- Com o início da pandemia em março, mais gente ficou em casa, o que aumentou o consumo do arroz pela população.

- A alta do dólar fez os produtores quererem exportar mais. E, com isso a oferta do grão no Brasil diminuiu - vale lembrar que a área plantada vem sendo reduzida nos últimos anos devido à falta de estímulo para esta cultura.

- Do outro lado, os custos nas lavouras foram subindo, puxados principalmente pelos fertilizantes, e isso foi repassado também para o consumidor.

 

Em fevereiro, já com uma menos gente procurando pelo produto, com mais importações e o arroz estando em plena safra, os valores começam a cair lentamente nas prateleiras dos supermercados.

 

Analistas entrevistados pelo G1 dizem que vai demorar para os consumidores voltarem a pagar o mesmo de antes a pandemia.

 

Veja em detalhes o que tem impactado o arroz:

 

Por que os preços dispararam?

 

Para entender o motivo do arroz ter disparado entre 2020 e 2021 é preciso olhar para o início da pandemia, segundo o professor da Esalq/USP e pesquisador do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, Lucilio Alves.

 

Ele explica que, quando as restrições de circulação tiveram início, em março, a população começou a consumir mais o arroz comparado a quando tinha que fazer as refeições na rua.

 

Além disso, muitos acabaram adquirindo os produtos em volume até maior do que o necessário, afirma o professor.

 

O crescimento do consumo não foi apenas interno. O Brasil também vendeu mais arroz para o exterior.

 

“O preço do Brasil em dólares ainda estava atrativo no mercado internacional. Então isso contribuiu para que tivesse um incentivo do importador vir buscar o produto no Brasil”, diz.

 

“A receita em reais e a taxa de câmbio atrativa também fizeram com que tivesse um interesse dos produtores brasileiros em vender para o mercado internacional”, completa.

 

Com o crescimento da exportação, a oferta no Brasil caiu.

G1

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