17/02/2024

Centro de Zoonoses promove feira de adoção de cães e gatos neste sábado em Campina Grande



CAMPINA GRANDE, PB - O Centro de Controle de Zoonoses de Campina Grande vai promover neste sábado, 17, uma feira de adoção de animais na Praça da Bandeira. O evento será realizado das 9h às 13h e dezenas de cães e gatos serão disponibilizados para a adoção. Os interessados precisam ser maiores de 18 anos de idade. 

Os interessados devem levar documento pessoal oficial e comprovante de residência. Os cães e gatos disponíveis para adoção são animais cuidados no CCZ e são entregues castrados e vacinados. A feira faz parte da campanha Fevereiro Roxo, que chama a atenção para a prevenção de doenças em animais idosos e doenças neurodegenerativas. Contudo, há animais de todas as faixas etárias, a partir de três meses de vida. 

“O objetivo é dar um lar para esses bichinhos, que podem servir como uma boa companhia para os humanos. É imprescindível lembrar que se trata de uma adoção responsável, pois os animais precisam de cuidados e não podem ser abandonados ou devolvidos”, comentou a coordenadora do CCZ, Aretusa Nascimento.

O CCZ abriga atualmente mais de 400 cães e mais de 200 gatos. O centro não é um abrigo, sendo destinado exclusivamente para o tratamento de animais que transmitam zoonoses. Contudo, o serviço tem utilizado o espaço para cuidar de inúmeros cães e gatos errantes, como se costumam chamar os animais sem tutores. 

Apesar disto, a gestão municipal está construindo dois novos canis e uma área de mais de mil metros quadrados para cuidar de animais de rua que passarão a ser castrados no centro e terão seu pós-operatório realizado neste lugar. Paralelamente, o Município segue com a política de castração por meio do Castramóvel e da castração social no CCZ. E nesta quinta-feira, 15, entrou em operação o carro boiadeiro adquirido pelo Zoonoses para resgate de animais de grande porte. 

Neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde também lançou edital para financiar ONGs e protetores autônomos com uma verba de R$ 240 mil, no total, a fim de garantir subsídio para a atuação destes cuidadores. Em outra frente, o Município também está alinhando uma parceria com a Unifacisa para destinar animais de toda a cidade para o Hospital Veterinário que está em fase de conclusão no centro universitário. 

Codecom/PMCG, com fotos: Divulgação

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter