23/02/2024

Flávio Dino quebra tradição, abre mão de festa de recepção e opta por missa na Catedral de Brasília



BRAÍLIA, DF - O novo Ministro do Supremo Tribunal Federal – STF, Flávio Dino, que tomou posse na corte nesta quinta-feira (22), quebrou uma tradição da elite jurídica brasileira ao não querer a realização das tradicionais festas de recepção aos novos ministros das cortes superiores, em Brasília, promovidas por associações. No lugar da festa, ele optou pela celebração de uma missa na Catedral de Brasília, para 500 pessoas. 

Dino participou da celebração ao lado de familiares. O fato, segundo jornalista Patrícia Campos Mello, do jornal Folha de S. Paulo, é um indicador de como poderá ser a postura de Dino no STF. Para ela, Dino dá indicação de que será um ministro mais discreto. A declaração foi dada na noite desta quinta-feira (22), ao comentar o assunto no Jornal da Cultura, na TV Cultura, 

“Ele prometeu que iria tirar o chapéu de político enquanto estiver no STF. Acho que foi uma sinalização muito boa de que ele vai ser uma pessoa mais ‘low profile’, como a gente diz, mais discreta, seguindo a tradição da ministra Rosa Weber, que ele está substituindo, que era uma pessoa que, raramente, falava fora dos autos. Por exemplo, nos Estados Unidos, na Suprema Corte, ninguém vê um juiz falando como a gente fala no Brasil. Então, acho que são sinalizações que ele está tentando dar, desde não ter essa festa, ter toda uma coisa mais discreta, tentando cumprir essa promessa dele de não usar o chapéu de político”, disse Patrícia Campos Mello. 

Da Redação, com foto: Antônio Augusto/SCO-STF

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter