08/04/2024

Cícero apresenta experiências da Prefeitura de João Pessoa, da pandemia aos avanços em diversas áreas



JOÃO PESSOA, PB - O prefeito Cícero Lucena apresentou, nesta sexta-feira (5), as experiências da gestão municipal, desde 2021, para o enfrentamento da pandemia, passando pelas medidas que fizeram a cidade retomar a força e melhorar sua infraestrutura, mobilidade urbana, educação e a qualidade dos serviços oferecidos à população. O gestor participou de um painel com o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, na Caravana Federativa, no Centro de Convenções. 

“Muito feliz pelo reconhecimento que João Pessoa está vivenciando, das nossas ações, quer seja na área de educação, os avanços, as conquistas, a inovação, quer seja na área do transporte público, também na mobilidade urbana, nos parques que estamos construindo, nas conquistas e nos avanços da saúde. Isso tem feito com que os gestores e as pessoas olhem para a cidade do João Pessoa, servindo de exemplo para que outras cidades do Brasil possam adaptar as suas gestões”, afirmou o prefeito.  

Durante sua fala, Cícero Lucena destacou o cenário de João Pessoa ao assumir a Prefeitura, demandando primeiro ações para salvar vidas, em seguida gerar emprego, aquecer a economia e, por fim, reestruturar os serviços públicos e garantir a segurança alimentar da população. 

Nesse sentido, o prefeito lembrou da eficiência da Capital na vacinação, ocupando os melhores indicadores do Nordeste, e do início do programa Agora tem Trabalho, responsável por gerar emprego e promover a melhoria da infraestrutura da cidade, com a pavimentação e asfaltamento de centenas de ruas. Ainda nessa área, a reconstrução de escolas – 35 já foram entregues e 50 estão em obras – e ainda a reforma e construção de equipamentos de saúde, além do investimento na melhoria da mobilidade urbana.  

João Pessoa seguiu avançando na renovação da frota do transporte público, na construção de parques lineares, a informatização do serviço público, permitindo a população ter acesso sem burocracias. O programa Papel Zero, de tramitação de documentos eletrônicos gerou economia de R$ 40 milhões em três anos, de acordo com o prefeito, que também celebrou dado do IBGE que colocou a cidade como campeã em geração de empregos entre as capitais do Nordeste – um aumento mais acentuado de 28% entre 2022 e 2023. 

O secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, elogiou os avanços da capital paraibana e disse que o Governo Federal vai seguir sendo parceiro da gestão, anunciando mais investimentos.  

“A gente está fazendo investimentos em algumas obras que estavam paradas e voltaram a andar, como na BR-230, de João Pessoa para Cabedelo. A gente também está retomando a qualidade da malha rodoviária da Paraíba, que, no ano de 2022, estava em 52% de estradas boas e ótimas, e nós terminamos em janeiro de 2024 com 79% das condições das rodovias em boas e ótimas. Então, a gente está com a meta de chegar a 90% ainda esse ano e vamos trabalhar para isso”, garantiu George Santoro.  

Max Oliveira/Felipe Silveira, com fotos: Carolina Battista – Secom-JP

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter