28/03/2021

Manifestantes prestam continência a caixa de cloroquina e imagem viraliza na internet



SÃO LEOPOLDO, RS - Uma imagem de um grupo manifestantes prestando continência a uma caixa figurativa do remédio cloroquina está viralizando nas redes sociais. O registro foi feito na tarde da última quinta-feira (25/03), durante um protesto em defesa do tratamento precoce da COVID-19 e contra o lockdown, ocorrido em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

 

Cerca de 100 pessoas, vestidas com as cores da bandeira brasileira, se reuniram em frente à prefeitura da cidade. Segundo o "Jornal NH", além de carregarem uma caixa gigante do medicamento e cartazes, os participantes autonomearam-se como "Faxina da Prefeitura" e, simbolicamente, com vassouras, água e sabão, 'limparam' a calçada do local.

 

Além da defesa do uso de remédios, ainda sem eficácia comprovada de benefício ou prevenção da COVID-19, os manifestantes também protestaram pela volta às aulas presenciais nas escolas da cidade e contra o lockdown como medida de prevenção do vírus. 

 

O "Jornal NH" ainda informa que, após os manifestantes fazerem um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do coronavírus, disseram que esse cenário "poderia ser evitado se estivéssemos com o uso do tratamento precoce".

 

De acordo com o boletim epidemiológico da prefeitura de São Leopoldo, a cidade confirmou 73 casos e 13 mortes por COVID-19, entre os dias 13 e 24 de março. Ao todo, até o momento, 396 foram vítimas da doença.

 

Prefeito quer lockdown

 

No sábado passado (20/03), o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, anunciou que apresentaria, na segunda-feira (22/03), uma proposta de lockdown de uma semana ao Comitê Municipal de Atenção do Coronavírus, que tem participação dos cidadãos da cidade. Caso aprovada, a medida começaria a valer a partir da quarta (25/03).

 

No entanto, o fechamento total para contenção do coronavírus acabou sendo adiado no município gaúcho. Segundo informações da prefeitura de São Leopoldo, o comitê decidiu por dar continuidade, até 4 de abril, apenas a um decreto mais rígido com regras de distanciamento, conforme protocolos do governo do Rio Grande do Sul.

EM

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter