01/04/2021

Você sabia que alguns aposentados do INSS tem direito a receber um adicional de 25%?



BRASÍLI, DF - Nem todo mundo sabe, mas alguns aposentados do INSS podem ter direito a um adicional de 25% na parcela mensal da aposentadoria caso dependam de outra pessoa para realizar atividades comuns do dia a dia. Esse benefício é concedido aos aposentados por invalidez e é necessário comprovar a dependência de uma outra pessoa para ajuda no desempenho de funções básicas.

 

Com a reforma da Previdência, aprovada em 2019, a aposentadoria por invalidez passou a ser conhecida como benefício por incapacidade permanente. Garantir seu recebimento pode não ser uma tarefa muito simples, já que a pessoa precisa passar pela avaliação dos peritos médicos do Instituto.

 

Essa perícia pode ser agendada pelo site do INSS ou pelo aplicativo “Meu INSS“, além do telefone 135. É preciso levar os documentos pessoais, laudos médicos ou relatórios que comprovem a invalidez e necessidade da ajuda de uma outra pessoa para as atividades diárias.

 

Existe a possibilidade do Instituto recusar o pedido e o beneficiário não receber o adicional de 25% que teria direito. Nesses casos, somente a justiça comum pode resolver a situação e o ideal é a contratação de um advogado.

Istoé Dinheiro

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter