01/04/2021

João Pessoa sai na frente e inicia vacinação contra a Covid-19 para pessoas com Síndrome de Down e Autistas



JOÃO PESSOA, PB - A cidade de João Pessoa saiu na frente de muitas cidades brasileiras e iniciou nesta quinta-feira (01) a vacinação de pessoas que tem Síndrome e Down e as inseridas no transtorno do Espectro Autista – TEA, desde que tenham 18 anos ou mais. O feito foi comemorado pelo prefeito da capital, Cícero Lucena.

 

Segundo ele, a vacinação está sendo feita em vários pontos da capital, em parceria com entidades que lidam com estas pessoas. “Sabemos que é um grupo que precisa desse olhar, desse carinho. Estamos fazendo isso em parceira com entidades que lidam com elas e que conhecem suas peculiaridades”.

 

Ele disse que o início da vacinação destas pessoas num feriado garantiu mais tranquilidade para o procedimento. “Estamos num feriado, o processo ocorre com mais tranquilidade. Além disso, tem a feliz iniciativa do Governo do Estado de proporcionar a vacinação oferecendo o Uber para que as pessoas possam se deslocar sem precisar pagar pela corrida”, afirmou o prefeito. “Atingir essa meta, de vacinar este grupo, é algo confortável numa semana como a Semana Santa”, salientou

 

A diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura de João Pessoa, Alline Grisi, disse que o grupo de pessoas com Síndrome de Down e TEA foi incluído de forma especial no plano de imunização do município por se tratar de um público diferenciado. A informação foi publicada no Portal G1.

 

“Estamos disponibilizando locais de vacinação diferenciados que já atendem a esses grupos para que eles se sintam mais confortáveis. É importante lembrar que a faixa etária que pode tomar a vacina são aqueles com 18 anos ou mais”, destacou.

 

Lei Estadual

 

A Lei que favoreceu o grupo das pessoas com Síndrome de Down e Autistas a receber a vacinação contra a Covid-19 foi assinada pelo governador João Azevêdo e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 21 de julho de 2020 e “dispõe sobre a inclusão das pessoas com deficiência no grupo prioritário de atendimento em razão da pandemia do coronavírus - Covid-19”.

 

Desta forma, todas as cidades da Paraíba poderão incluir estas pessoas em seus grupos prioritários de vacinação. A cidade de João Pessoa foi a primeira. Que sirva de exemplo!

Portal Carlos Magno

Na foto que ilustra a matéria, Juliana Lira Bandeira, de 39 anos, que tomou a vacina na manhã desta quinta-feira em João Pessoa

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter