17/04/2021

Nilda Gondim homenageia UFCG em sessão do Senado e destaca vocação tecnológica de Campina Grande



BRASÍLIA, DF - A senadora Nilda Gondim (MDB-PB) aproveitou a sessão de terça-feira (14) do Senado Federal para registrar os 19 anos de fundação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), completados no dia 09 de abril, e para destacar a importância da Instituição de Ensino Superior para o desenvolvimento tecnológico e inovador da Paraíba, notadamente da região que compreende o Compartimento da Borborema.

 

Nilda Gondim observou que Campina Grande tem uma vocação enorme em avanços e tecnologia, e que a UFCG desempenha um papel de destaque neste processo. “Em face de tantos avanços e referências, a Universidade Federal de Campina Grande se destaca no Nordeste, no Brasil e no mundo, e isso é motivo de muito orgulho, não somente para o povo campinense, mas para todos os paraibanos”, enfatizou.

 

Tecnologia 5G – Em breve pronunciamento, a senadora emedebista destacou o funcionamento, na UFCG, do primeiro Laboratório 5G na Região Nordeste (o 5G Living Lab Campina Grande), empreendimento que foi viabilizado através de parceria que envolveu o Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação da UFCG e as empresas de telecomunicações TIM e Nokia.

 

O laboratório funciona no Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (Citta), da UFCG, e tem como foco a criação de soluções e inovação tecnológica em projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de software e automação.

 

A tecnologia 5G é a quinta geração de rede de internet móvel, e favorece uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis, podendo atingir velocidade de navegação e download cerca de 10 a 20 vezes mais rápida que a 4G. A nova tecnologia permite que mais dispositivos acessem a internet móvel ao mesmo tempo, sendo considerada fundamental para criação de novos serviços e para a implantação definitiva da chamada “Internet das coisas” (conexão entre o mundo físico e a internet).

 

Sobre a UFCG – A Universidade Federal de Campina Grande foi criada pela Lei nº 10.419, de 09 de abril de 2002, a partir do desmembramento da Universidade Federal da Paraíba. Em 2002 a Instituição já contava com uma estrutura multicampi, com unidades acadêmicas e estruturas administrativas nas cidades de Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras, oferecendo 29 cursos de graduação e oito programas de pós-graduação, com treze Mestrados e nove Doutorados.

 

Em 2006, com a adesão da UFCG ao Programa de Expansão do MEC, foi criado o Campus Cuité, que passou a abrigar o Centro de Educação e Saúde (CES). A expansão continuou em 2008 com a criação do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), no Campus Pombal, e, em 2009, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), no Campus Sumé.

 

Com este novo formato, a UFCG possui atualmente sete Campi Universitários, onze Centros de Ensino, 77 Cursos de Graduação, 47 Programas de Pós-Graduação - com 34 Mestrados e treze Doutorados -, 16.971 alunos na Graduação e 3.288 alunos na Pós-Graduação - 2.423 mestrandos e 865 doutorandos. A Instituição oferece 4.685 vagas de ingresso na graduação por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU).

 

Ao longo de sua história, a UFCG vem consolidando uma tradição de excelência acadêmica no ensino, na pesquisa e na extensão, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento econômico da região, sempre a serviço do progresso científico e tecnológico, do equacionamento dos problemas sociais e da promoção do desenvolvimento humano.

Assessoria

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter