|
06/11/2025
Procon de Campina Grande aplica multas ao Santander e à Caixa Econômica que somam R$ 130 mil
CAMPINA GRANDE, PB - O Procon Municipal de Campina Grande
multou a Caixa Econômica Federal e o Banco Santander em R$ 130 mil por
descumprirem dispositivos do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a Lei
Estadual 12.027/2021 em contratos de empréstimos. Os casos evidenciam a cobrança
excessiva de juros e o desrespeito à vulnerabilidade de uma consumidora idosa,
que teve dois empréstimos não solicitados em seu nome. Após serem notificados,
os bancos têm um prazo de 10 dias para buscar recurso. A primeira ocorrência envolve um consumidor, morador do
bairro Jardim Paulistano, que contratou um empréstimo no valor de R$ 15 mil na
Caixa Econômica Federal e teve aumento nas parcelas, após uma suspensão não
solicitada na cobrança durante o período da pandemia de Covid-19. Ao procurar o
banco para quitar o contrato antecipadamente foi surpreendido com um valor de
quitação de R$ 8 mil mais R$ 7 mil de juros, o que totaliza praticamente o
mesmo valor contratado. A atitude do banco fere o CDC pela falta de informação
clara ao consumidor e vantagem manifestamente excessiva. Diante disso, foi
aplicada multa no valor de R$ 30 mil ao banco. A outra ocorrência foi relatada por uma consumidora idosa,
moradora do bairro Jeremias, após a mesma identificar dois empréstimos
consignados em seu nome, vinculados ao Banco Santander, sem nunca ter tido
qualquer relação contratual com o banco, que se recusou a ressarcir a
reclamante. O Procon-CG constatou que o banco reclamado desrespeitou o
princípio da hipervulnerabilidade da consumidora, idosa e analfabeta funcional,
garantido pelo CDC, além de infringir a Lei Estadual 12.027/2021, que
regulamenta a proteção do consumidor idoso contra empréstimos fraudulentos e
não solicitados. Por isso, o Banco Santander foi multado, no valor de R$ 100
mil. O coordenador do Procon-CG, Waldeny Santana, destacou que os
bancos precisam reconhecer a vulnerabilidade dos consumidores nas relações de
consumo. “Esses casos servem de alerta para que essas instituições tenham mais
cuidado e respeito pelos consumidores diante das peculiaridades de cada
perfil”, enfatizou o coordenador. Os consumidores que se sentirem lesados podem registrar
reclamações pelo Disque Procon 151, pelos números (83) 98185-8168 e (83)
98186-3609, pelo Instagram @procondecampina ou pelo aplicativo “Campina com
Você”. O atendimento presencial funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às
18h, na sede do órgão, na rua Prefeito Ernani Lauritzen, Centro de Campina
Grande.
Codecom/PMCG, com foto: Divulgação
|