10/04/2024

Ex-deputado preso passa mal dentro de cela na Papuda e é internado em hospital de Brasília



BRASÍLIA, DF - O ex-deputado distrital Carlos Xavier, o Adão Xavier, foi internado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) após passar mal dentro da cela, no Complexo Penitenciário da Papuda. O parlamentar está preso desde fevereiro, acusado de encomendar a morte de um adolescente de 16 anos, em março de 2004. 

O caso ocorreu no mês passado, mas só veio a público agora. De acordo com a defesa do acusado, ele foi diagnosticado com dengue. No entanto, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF) nega a informação. É a segunda vez que o ex-parlamentar necessitou ser levado ao hospital, estando preso. 

A primeira ocorreu um dia após ele ingressar no sistema carcerário. Adão esteve internado no Hran pra tratar uma ulcera que havia estourado. Ele recebeu alta poucos dias depois. Nas duas ocasiões, ele foi atendido no Centro de Internamento e Reeducação (Cir). 

Outro episódio em que o parlamentar necessitou de atendimento médico ocorreu em 25 de março, após se queixar de mal-estar dentro da cadeia. Mas, nesse caso, ele não precisou ser levado ao hospital. Na ocasião, o ex-deputado afirmou que estava em uma cela com 31 detentos e sem colchão. 

A reportagem procurou a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF). Em nota, a pasta pontuou que segundo os relatórios de saúde do detento, o "custodiado não teve atendimento com sintomas de dengue". "A Seape-DF tem adotado diversas medidas para conter a proliferação do mosquito da dengue. Desde fevereiro, a pasta autorizou a entrada mensal de repelentes por meio das sacolas entregues aos custodiados nos dias de visita", explicou a pasta, no comunicado. 

Correio Braziliense, com foto: Reprodução/TV Globo

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter