12/04/2025
Paraíba tem mais de 19 mil negócios ativos na gastronomia e Sebrae orienta para inovação
JOÃO PESSOA, PB - O estado da Paraíba conta com 19 mil
negócios na gastronomia, de acordo com a pesquisa Alimentação Fora do Lar,
realizada pelo Sebrae/PB. Desse total, 13.226 são Microempreendedores
Individuais (MEIs), 5.855 Microempresas (MEs) e 418 Empresas de Pequeno Porte
(EPP). Segundo a pesquisa, foram 4.234 empresas abertas no segmento somente em
2024. O gerente da agência Sul do Sebrae/PB, Cláudio Soares,
destacou a importância de as empresas adotarem práticas inovadoras e ressaltou
que a instituição analisa como os negócios devem se comportar para poder
encaminhar soluções conjuntas para o crescimento das atividades empresariais. “Nesta pesquisa de dados, a gente fez um recorte de
lanchonetes, casas de chá, bares e restaurantes até o serviço de ambulantes de
alimentação e outros. O setor da gastronomia tem certa informalidade ainda nos
negócios e a proposta é que a gente possa contribuir para que essas empresas
sejam formalizadas e que elas se tornem melhores e mais competitivas. Muitas
dessas empresas precisam aprimorar a gestão do seu negócio”, destacou Cláudio
Soares. Segundo ele, alguns negócios precisam melhorar o processo de
inovação, bem como a gestão financeira e o relacionamento com o cliente. “A
gente só avança com inovação, com tecnologia, com processos para que todos
esses elementos façam os negócios mais sustentáveis. A gente traz um conceito
de inovação para dentro do negócio e melhora o processo, o serviço ou o
produto”, detalhou. Como exemplo do que fazer na gastronomia, o gerente do
Sebrae/PB ressaltou o incremento de um novo cardápio, ou prato, ou uma forma de
fazer um conceito, uma visão de valorização do produto. “Essas iniciativas
fazem com que os negócios sejam melhores e mais competitivos. É por esse
propósito que o Sebrae apoiou o Prazeres da Mesa, um evento nacional, que pela
primeira vez aconteceu na Paraíba. Foi uma curadoria olhando para o que tem de
melhor no segmento quando a gente se conecta com comunidades quilombolas, da
zona rural, quando a gente olha para produtores que trabalham com o agronegócio
orgânico”, concluiu.
Assessoria/Sebrae-PB, com foto: Divulgação
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