13/07/2025
Campina Grande tem crescimento na alfabetização na idade certa, avançando 13,2% em um ano
CAMPINA GRANDE, PB - Campina Grande apresentou um
crescimento relevante nos índices de alfabetização das crianças ao final do 2º
ano do ensino fundamental. Os dados do Compromisso Nacional Criança
Alfabetizada (CNCA), divulgados hoje, mostram que o município cresceu 13,2% em
um ano, saindo de 42,4% de estudantes alfabetizados em 2023 para 47,92% em
2024. Esse ritmo de crescimento supera o registrado em âmbito
nacional (5,71%, de 56% para 59,2%) e também na Paraíba (9,59%, de 51,1% para
56%). Os comparativos reforçam que Campina Grande está consolidando políticas
públicas educativas eficazes, que fica evidenciado quando 42% dos municípios
brasileiros registraram queda nos indicadores de alfabetização. O Secretário de Educação atribui o crescimento ao esforço
coletivo da pasta e ao Programa Campina de A a Z: “O programa Campina de A a Z se tornou o pilar do nosso
trabalho em alfabetização, orientando formações, acompanhamento e ações
efetivas nas escolas. Os resultados são fruto de um trabalho coletivo, sério e
focado em cada criança da rede”, avaliou o Secretário de Educação, Raymundo
Asfora Neto. Campina de A a Z: um caminho estruturado para garantir o
direito à alfabetização O programa Campina de A a Z tem sido a principal referência
para as ações voltadas à alfabetização no município. Ao longo do último ano, a
gestão municipal implementou medidas articuladas, com foco na formação dos
profissionais e no uso de dados para orientar intervenções pedagógicas. As
principais ações incluem: • Formação continuada para professores do ciclo de
alfabetização; • Avaliações diagnósticas sistemáticas e acompanhamento
pedagógico nas escolas; • Produção e distribuição de materiais de apoio ao
letramento; • Avaliação de aprendizagem no Pré II, respeitando as
especificidades da etapa; • Formações mensais com gestores escolares para análise de
indicadores e redefinição de estratégias. Ampliação das ações no novo ciclo Os dados refletem os resultados do último ano da primeira
gestão do prefeito Bruno Cunha Lima e marcam o encerramento de uma etapa
importante na consolidação de políticas públicas voltadas à alfabetização e o
investimento em novas tecnologias como ferramentas que agregam no aprendizado,
como os chromebooks e os kits de robótica educacional. Com o início de um novo
ciclo de gestão, a Secretaria Municipal de Educação reafirma o compromisso com
a ampliação das ações e com a busca permanente pela melhoria dos indicadores. “Finalizamos este ciclo com resultados concretos que validam
nossa aposta na educação como prioridade. Agora, iniciamos uma nova etapa, com
mais experiência, foco e determinação para fazer ainda melhor. Campina Grande
continua escrevendo uma história de aprendizado, com seriedade e
responsabilidade”, concluiu Raymundo Asfora Neto.
Codecom/PMCG
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