24/08/2025

Memórias, afetos e raízes: SESI Museu Digital inicia exposição da artista Morgana Souto Maior



CAMPINA GRANDE, PB - A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), por meio do SESI Museu Digital, iniciou na última sexta-feira (15), em Campina Grande, mais uma exposição de seu calendário especial, homenageando, desta vez, a artista visual Morgana Souto Maior. Estabelecida no Rio de Janeiro há mais de 20 anos, Morgana é natural de Campina Grande e, pela primeira vez, realiza uma exposição na Rainha da Borborema. 

Com o tema “Sob o efeito do morar”, com o qual trabalha há 22 anos, a artista apresenta um acervo com 27 obras, com curadoria de Kelma Viana. Essas obras, que ficarão em destaque até o dia 14 de setembro, apresentam elementos e diversas nuances do morar, mantendo um constante diálogo com a arquitetura e o design, áreas em que Morgana possui formação profissional.

De acordo com o presidente da FIEPB, Cassiano Pereira, a exposição faz parte da nova dinâmica de trabalho do SESI Museu Digital, cuja missão é valorizar, através de mostras temáticas, a história e a cultura da Paraíba, bem como os artistas e personalidades que a constroem. 

“Promover a exposição de uma artista renomada no Brasil e no exterior é uma alegria para o SESI Museu Digital, além de ser um justo reconhecimento ao trabalho que Morgana realiza. Além disso, muito nos honra que seja essa a primeira exposição da artista em Campina Grande, sua cidade de origem, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer e valorizar o seu trabalho”, pontuou Cassiano Pereira. 

Já a empresária Narriman Napy Pereira ressaltou que a exposição é um justo e merecido reconhecimento ao trabalho artístico de Morgana Souto Maior. “É um trabalho sensível, de uma artista que é de Campina Grande, que conserva as suas raízes e merece toda a nossa admiração e reconhecimento”, afirmou Narriman Napy Pereira.

Emocionada com a primeira exposição na Rainha da Borborema, Morgana Souto Maior afirmou que a força de suas origens é uma das principais inspirações artísticas para o seu trabalho, que já foi apresentando em países como França e Inglaterra. Ainda segundo a artista, mesmo com toda essa repercussão, ainda havia um sentimento de ausência por nunca ter exposto o seu trabalho na Rainha da Borborema. 

“Esse é um retorno para o meu verdadeiro morar. Trabalho há 22 anos como artista visual e busco manter as minhas raízes e origens ativas, porque o nosso povo é muito forte. E foi o olhar sensível do presidente da FIEPB, Cassiano Pereira, de entender que existem vários paraibanos fazendo um trabalho para o nosso estado lá fora, que proporcionou essa exposição. Estou feliz demais e me sentindo realmente no meu morar verdadeiro, na minha casa”, relatou a artista. 

Também participaram da exposição a superintendente do SESI Paraíba, Silvia Pereira, a gerente de Cultura da instituição, Celênia Macedo, e o restaurador paraibano internacionalmente reconhecido, Flávio Capitulino.

Conheça a exposição! 

O horário de visitação ao SESI Museu Digital, localizado às margens do Açude Velho, é de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. 

Déborah Souza, com fotos: Divulgação – Assessoria/FIEPB

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter