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24/10/2025
Cícero apresenta cartilha para gerentes e anuncia premiação por metas alcançadas na Saúde em João Pessoa
JOÃO PESSOA, PB - O prefeito Cícero Lucena apresentou, nesta
quinta-feira (23), o Guia de Processos de Trabalho para Gerentes das Unidades
de Saúde da Família (USF), com o objetivo de capacitar as equipes e garantir um
atendimento cada vez mais eficiente e humano. Durante a solenidade, realizada
na Policlínica de Jaguaribe, o gestor anunciou uma premiação de R$ 6 mil para
as Equipes de Saúde da Família que atingirem as metas estabelecidas pela
Secretaria Municipal (SMS-JP). “Solicitamos a todos os gerentes das Unidades Básicas de
Saúde que monitorem a atuação de cada servidor, com o objetivo de aprimorar a
qualidade do atendimento à população. Buscamos eficiência, respeito e a
otimização dos recursos físicos, materiais e equipamentos existentes, visando a
excelência dos serviços prestados à população, a quem temos o dever e a
responsabilidade de atender”, afirmou o prefeito Cícero Lucena. O vice-prefeito Leo Bezerra lembrou que a gestão municipal
já requalificou e modernizou mais de 80 unidades de saúde desde 2021, incluindo
USFs, policlínicas e hospitais. Agora, o foco é a qualificação da Atenção
Básica. “Fomos nós que instituímos o Samu, implementamos os PSFs, reabrimos o
Hospital Santa Isabel. A humanização do sistema é o nosso objetivo, e conto com
o apoio de todos”, destacou Leo Bezerra. 
Composta por 14 profissionais multidisciplinares, a Equipe
de Saúde da Família é responsável por colocar em prática diversas ações de
acolhimento e cuidado. O guia apresentado pelo prefeito Cícero Lucena reúne
orientações gerais e descreve as atribuições de cada integrante, garantindo
mais eficiência na rotina das unidades. O secretário municipal de Saúde, Luís Ferreira, destacou o
investimento permanente da gestão na área. “O prefeito Cícero Lucena investe
quase 30% do orçamento municipal em saúde e segue promovendo a qualificação das
equipes, o que se reflete diretamente na melhoria do atendimento à população”,
afirmou. “Nosso objetivo é capacitar esse agente fundamental, que é o
gerente da unidade, responsável por organizar toda a logística do atendimento.
Essa cartilha o empodera, detalhando suas atribuições e fortalecendo a
interação com o cidadão”, completou o secretário. 
A Unidade de Saúde da Família (USF) é o primeiro ponto de
contato do cidadão com o sistema público de saúde. A partir desse acolhimento
inicial, são definidos os próximos passos no cuidado. A diretora de Atenção à
Saúde, Rosseli Leite, reforçou que o guia padroniza e esclarece as atribuições
de cada profissional, eliminando dúvidas e fortalecendo a gestão. “Este é um momento de aprendizado e reflexão, com foco na
melhoria contínua do cuidado ao paciente. Nossa intenção é aprimorar o que já
foi implementado, valorizando as conquistas e buscando constantemente a
excelência no acolhimento e no atendimento”, concluiu.
Max Oliveira/Lilian Moraes, com fotos: Sérgio Lucena/Secom-JP
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