08/01/2026

Estudantes da Escola SESI representarão a Paraíba na maior feira de iniciação científica do Brasil



CAMPINA GRANDE, PB - Entre mais de 3 mil projetos inscritos na última edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), quatro que foram desenvolvidos por alunos das Escolas SESI na Paraíba se classificaram como finalistas e, no próximo mês de março, serão apresentados na Mostra Presencial e Virtual da FEBRACE, no campus da Universidade de São Paulo (USP). 

Os projetos desenvolvidos pelos alunos das Escolas SESI na Paraíba foram: 

Ritmo Atípico: Aplicativo de registro comportamental para acompanhamento terapêutico de crianças com TEA - Desenvolvido pelas alunas de João Pessoa Myrella Rodrigues da Costa e Maria Vitoria Lopes da Silva, sob a orientação da professora Aline Alves Almeida. 

Ciência sem rótulos: Desconstruindo estereótipos e inspirando futuros cientistas - Desenvolvido pelas alunas da Escola SESI Prata, de Campina Grande, Ana Gabrielly Nascimento Medeiros, Maria Clara dos Santos Pessoa e Luana de Queiroz Melo Silva, sob a orientação da professora Andreza Medeiros Rodrigues. 

Cashclass: Proposta de educação financeira por meio de kit com jogo educativo para o Ensino Fundamental II - Desenvolvido pelos alunos da Escola SESI Patos Genuino Trindade de Oliveira Neto e Luis Felipe Dantas, sob a orientação da professora Janaina Larice de Brito Lucas. 

Ecofibra MDF: Avaliação e produção de um compósito de baixo impacto ambiental a partir de fibras de bananeira e poliestireno reciclado - Desenvolvido pelos alunos da Escola SESI Patos Iarlley Pereira de Brito, Maria Heloísa Nery Gomes e Isabelly Geovanna Gomes França, sob a orientação da professora Anni Mabelly Felipe Queiroga Gouveia. 

Os projetos foram avaliados por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), e se classificaram por apresentar rigor científico, criatividade e potencial de impacto social. 

“Ficamos felizes em receber esses resultados, que demonstram que estamos no caminho certo, investindo em educação. A classificação dos alunos das Escolas SESI da Paraíba na maior feira pré-universitária do Brasil reforça a qualidade do ensino que ofertamos e é resultante dos investimentos que temos feito em infraestrutura e em metodologias que estimulam a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo”, destacou o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), Cassiano Pereira. 

Os estudantes classificados apresentarão seus trabalhos durante a Mostra Presencial de Projetos, que ocorrerá de 18 a 20 de março, durante um evento que reunirá professores, pesquisadores e visitantes interessados em ciência, tecnologia e inovação. 

Além da exposição presencial, os projetos também integrarão a Mostra Virtual da FEBRACE, ampliando o alcance da feira e permitindo a participação de público de diferentes regiões do país. 

Os melhores trabalhos serão premiados com troféus, medalhas e certificados na cerimônia de encerramento, marcada para o dia 20 de março. Instituições parceiras também concederão prêmios especiais aos projetos de maior destaque. 

Durante a feira também serão escolhidos nove projetos que representarão o Brasil na Regeneron International ScienceEngineering Fair (ISEF) 2026, considerada a maior feira pré-universitária de ciências e engenharia do mundo, que acontecerá em maio, nos Estados Unidos. 

Diego Araújo/Assessoria - FIEPB, com foto: Divulgação

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter